Voltar Há um ano, programa Novos Laços dá ‘grande abraço de boas-vindas’ aos servidores do PJSC

A alegria de ingressar na carreira pública e de ser nomeado pode dar lugar ao estresse da expectativa pelo primeiro dia de trabalho. A ansiedade para conhecer a nova função, o ambiente de serviço e os novos colegas pode gerar nervosismo e insegurança. E como diz o ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Para diminuir essa pressão, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), criou há um ano o programa Novos Laços para auxiliar na ambientação e no acolhimento dos recém-chegados.

Desde seu início, em 8 de novembro de 2021, 361 novos servidores já foram acolhidos e ambientados à instituição. Desse total, 20 são PcDs (pessoas com deficiência) e 59 já eram servidores (efetivos ou comissionados) do PJSC e tomaram posse em novo cargo efetivo. Durante uma semana, os recém-chegados realizam encontros virtuais no horário de expediente e conhecem boa parte da estrutura e do funcionamento do Judiciário catarinense. Auxiliados por padrinhos e madrinhas, os novos servidores recebem orientações para o atendimento à sociedade.

A servidora Cintia de Almeida Machado, da secretaria do Fórum de Itajaí, contou da surpresa em ser convocada para um treinamento antes de iniciar as atividades profissionais. “Fiquei ainda mais surpresa com o conteúdo e a forma como foi conduzido. Com colegas capacitados, extremamente engajados, receptivos e com um conteúdo importantíssimo, a semana foi muito produtiva. Foram abordados temas como o avanço na carreira, direitos e deveres, saúde, bem-estar e até gestão de finanças pessoais. Sinto-me honrada por fazer parte do Judiciário e muito grata de ter participado desse grande abraço de boas-vindas que foi o programa Novos Laços”, comentou a servidora da primeira turma do programa. 

O diretor da DGP, Lucas Veit Braun, lembra que o programa foi idealizado e criado durante a pandemia da Covid-19, e por isso também foi um marco na história do PJSC. A partir daí, os novos servidores passaram a ter uma atenção especial, com foco no acolhimento. Em razão do aniversário de um ano da iniciativa, Lucas deu os parabéns, em nome do diretor da DGP à época da sua criação, Rafael Giorgio Ferri, à equipe que idealizou, formatou e atua no programa, e destacou que a atual administração busca o fortalecimento e a continuidade do excelente trabalho.

“O programa hoje é referência do que há de melhor no acolhimento de novos servidores no serviço público brasileiro. Ao final de cada turma do Novos Laços, após ouvir o depoimento dos novos colegas que dele fizeram parte, fica a certeza de que estamos no caminho certo e que todo o esforço para sua realização vale a pena. A felicidade de fazer parte desse projeto é muito grande, assim como é grande o desejo de que o programa se consolide cada vez mais e de que este seja o primeiro dos seus muitos anos de vida", enalteceu o diretor da DGP.

Iniciativa proporciona qualidade de vida no trabalho

Para o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali, o programa Novos Laços é uma iniciativa que transcende ao seu tempo e demonstra que a renovação de ideias é capaz de transformar qualquer rotina profissional. Postali revelou que ao chegar à Diretoria-Geral Administrativa buscou conhecer todos os projetos e programas em andamento e, logo de início, teve a felicidade de participar de um momento do programa Novos Laços e, a partir desse instante, se tornou um entusiasta e incentivador da ideia.

“Ao completar o seu primeiro ano, o programa mostra que essa nova forma de recepcionar e repassar informações aos novos servidores é indispensável para a ambientação dos novos colegas de trabalho. Ao passar pela semana de recepção, aqueles servidores recém-chegados recebem uma carga de informações que certamente contribui para o pertencimento e o engajamento no Judiciário catarinense. Um dos pontos fortes dessa iniciativa foi perceber que, quanto mais cedo um recém-nomeado se sentir bem-vindo e preparado para cumprir seu papel, mais cedo o PJSC colherá os frutos de suas habilidades e experiência”, anotou Postali.

Um dos idealizadores do Novos Laços é o assessor técnico da DGP Raphael Jaques de Souza. Para o servidor, a iniciativa representa um grande avanço institucional ao promover o acolhimento do novo servidor, desde o momento de sua convocação, e apresentar-lhe o Judiciário catarinense antes do início de suas atividades em sua lotação, incluindo a estrutura organizacional, os programas oferecidos, os principais sistemas utilizados e os seus direitos e deveres. Assim, o novo servidor inicia sua vida funcional com a segurança e tranquilidade necessárias, o que proporciona qualidade de vida no trabalho.

“Ficamos muito orgulhosos com os resultados do programa, sobretudo em razão dos laços indeléveis que surgem a partir das interações entre os novos servidores, os chefes de secretaria, os padrinhos, as madrinhas e os colegas das diversas áreas que palestram no Novos Laços, o qual se expande e complementa com o acolhimento das equipes das unidades que recebem os servidores recém-ingressados", destacou o assessor técnico.

Programa surpreende os mais experientes

O programa Novos Laços também surpreende os servidores mais experientes. Com 10 anos de serviço na comarca de Seara, o ex-técnico judiciário auxiliar Pablo Michel Braun Smaniotto passou em novo concurso para analista jurídico na comarca de São José do Cedro. Nesta segunda nomeação, ele integrou uma das turmas do programa.

“Participar do Novos Laços foi uma experiência singular. Logo, confesso, entrei com certo ceticismo sobre a utilidade do programa. Contudo, rapidamente pude constatar a utilidade e a valorosa finalidade da iniciativa. Pelo lado profissional, apreciei a ampla apresentação que é feita a respeito de toda a estrutura do Judiciário catarinense, o que permitiu aprender sobre diversas áreas e projetos do Tribunal, alguns de que nem sequer tinha conhecimento anterior”, afirmou.

“No lado pessoal, foi muito gratificante perceber e vivenciar uma demonstração concreta da preocupação do PJSC com a saúde e bem-estar dos servidores, bem como poder partilhar aquele momento — de início de uma nova fase — com outras pessoas na mesma situação. Também não se pode esquecer a imensa contribuição que é a constante troca de experiências, tanto com os tutores quanto com os novos colegas, que permite o engrandecimento pessoal”, completou o analista jurídico.

Os participantes

11 analistas administrativos

8 analistas de sistemas

38 analistas jurídicos

12 assistentes sociais

1 enfermeiro

2 engenheiros civis

1 médico

8 oficiais da infância e juventude

75 oficiais de justiça e avaliadores

1 psicólogo

204 técnicos judiciários auxiliares

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.