Voltar Harmonização dos relacionamentos para além do processo será tema de live nesta sexta

O Grupo de Estudos em Justiça Sistêmica de Santa Catarina promove nesta sexta-feira (11/12), às 19h30min, a quinta e última live deste ano sobre a prática sistêmica na solução de processos judiciais. O encontro virtual, aberto ao público, com o tema "Direito Sistêmico e o Caminho para a Harmonização dos Relacionamentos", será entre a juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau, e o juiz Sami Storch, da 2ª Vara da Família, Órfãos e Sucessões e Interditos de Itabuna, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O magistrado é um dos pioneiros da aplicação do método sistêmico no Judiciário.

"A considerar que os conflitos são inerentes às relações humanas e que, de regra, trazem consigo algum aprendizado, é muito importante que sejam convertidos em experiências construtivas para que, assim, as pessoas envolvidas possam buscar a harmonia também em outros momentos e cenários de sua vida (familiar, profissional, social). Quando judicializados, os conflitos têm a perspectiva de uma solução sob o prisma jurídico, porém todos sabemos que os contornos dos relacionamentos humanos são dinâmicos e muito mais amplos que aqueles retratados no contexto do processo e alcançados pela norma legal", aponta a juíza catarinense, sobre a importância da busca da harmonia nos relacionamentos diante de tantos conflitos judiciais.

Para a magistrada, não há outro caminho senão por meio da conscientização para melhor equacionar o conflito, lidar com suas consequências e, extraído o aprendizado respectivo, dele valer-se para prevenir tantos outros litígios. "Vale lembrar que nem sempre será possível solucionar um conflito, dadas suas consequências, às vezes irreversíveis, porém também estas podem ser equacionadas, ainda que apenas no âmbito emocional. Quiçá seja este o mais importante em muitos casos", observa.

Após a conversa on-line entre os magistrados, o público poderá tirar dúvidas por meio de comentários na live. A transmissão ocorre no dia e horário marcado no canal da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) no YouTube, em https://www.youtube.com/user/amcatarinenses.

Imagens: Divulgação/AMC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.