Voltar Homem que foi atropelado por motocicleta na Grande Florianópolis receberá indenização

Pela imprudência na condução de uma motocicleta, a 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em matéria sob a relatoria do desembargador Raulino Jacó Brüning, decidiu manter o dever de indenizar de um pintor que atropelou um auxiliar de loja em município da Grande Florianópolis. A vítima do atropelamento será indenizada em R$ 7,5 mil por dano moral, mais R$ 228,3 pelos danos materiais, ambos acrescidos de correção monetária e juros.

No início de uma noite chuvosa em julho de 2015, a vítima voltava do trabalho com uma amiga com quem dividia um guarda-chuva. Ao passarem por uma rua sem calçada, o auxiliar de loja caminhava pelo bordo da pista ao lado de um matagal, e sua amiga ao seu lado, pelo centro da pista. Mesmo assim, o motociclista que circulava em sentido contrário atropelou o homem. A vítima teve lesão na face e precisou ser operada. Ficou três dias internada e um ano e três meses afastada do trabalho.

Diante da ocorrência, o auxiliar de loja ajuizou ação de reparação de danos morais e materiais contra o pintor. Com o sucesso do pleito em 1º grau, o motociclista recorreu ao TJSC. Alegou culpa exclusiva da vítima, que ao desviar de uma poça de água invadiu a pista de rolamento no momento em que um carro ofuscou sua visão. O relator anotou que o trânsito dos pedestres pelo bordo da pista de rolamento é permitido conforme disposto no artigo 68, § 2º, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

"Por certo que os pedestres que caminham pelo bordo da pista de rolamento estão mais suscetíveis a riscos, razão pela qual detêm prioridade na via, conforme disposto no artigo supramencionado, devendo os motoristas trafegar em estrita observância às normas de circulação e de conduta estipuladas no Código de Trânsito Brasileiro. (...) Ademais, considerando que na ocasião dos fatos estava anoitecendo, chovendo e que havia poças de água na via, caberia ao condutor da motocicleta transitar em baixa velocidade, redobrando a atenção e os cuidados na condução do seu veículo", afirmou em seu voto.

A sessão foi presidida pelo desembargador Gerson Cherem II e dela também participou o desembargador Paulo Ricardo Bruschi. A decisão foi unânime (Apelação Cível n. 0305296-24.2015.8.24.0045).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.