Voltar III Encontro de Orientadores de Residência Judicial reúne virtualmente 70 participantes

A Academia Judicial (AJ) e a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) realizaram nesta semana, por meio de videoconferência, o III Encontro de Magistrados Orientadores do Programa da Residência Judicial, com o objetivo de apresentar as iniciativas de ambas as escolas na presente gestão, bem como de colher críticas e sugestões de aperfeiçoamento.

O encontro, realizado na última quinta-feira (20/8), teve a participação do desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, diretor-executivo da Academia Judicial; da juíza Janiara Maldaner Corbetta, diretora de Comunicação Institucional e de Extensão da AJ; do juiz Marcelo Carlin, diretor de Pesquisa da AJ; do juiz Rudson Marcos, diretor-geral da Esmesc; e de Ricardo Uliana, chefe da Divisão de Educação da AJ.

Entre os temas abordados destacam-se a eventual continuidade da residência remota ou virtual pós-pandemia e a alteração dos requisitos para inscrição dos magistrados orientadores, ao levar em conta a necessidade de um plano de ensino focado no caráter pedagógico do programa; o processo seletivo dos residentes judiciais e a possibilidade de seu aperfeiçoamento; orientação remota na residência judicial e métricas diferenciadas entre o residente/assessor e a produtividade.

De acordo com a juíza Janiara Maldaner Corbetta, a intenção principal do evento foi reconhecer a importância da residência judicial para o Poder Judiciário, sem perder de vista o seu aspecto prático-pedagógico, a partir da coleta de críticas e sugestões dos magistrados para seu aperfeiçoamento. Estiveram virtualmente reunidos, além dos organizadores, mais de 70 magistrados participantes.

 

Confira alguns depoimentos:

 

"O Encontro possibilitou a participação dos magistrados do interior, que puderam conhecer melhor a dinâmica da residência judicial e expressar nossos anseios."

Juíza Iraci Satomi Kuraoka Schiocchet, da 1ª Vara da comarca de Pomerode

 

"A residência judicial traz em si a importância da valorização da jurisdição, que como atividade-fim deve ser sempre o norte das preocupações e dos recursos do Judiciário. Merece todo o apoio a seu aperfeiçoamento e sua expansão a todos os magistrados."

Juiz Márcio Schiefler Fontes, da 4ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Joinville

 

"Residência Judicial, o melhor programa para bem encaminhar futuros colegas Magistrados!"

Juiz Alexandre Dittrich Buhr, da 1ª Vara Cível da comarca de Joaçaba

 

"O encontro se revela de extrema importância à medida em que aspectos práticos da orientação são objetivamente repassados, oportunizando, ainda que em curto espaço de tempo, troca de ideias entre os orientadores e sugestões para aperfeiçoamento do programa."

Juíza Anuska Felski da Silva, da 1ª Vara Criminal da comarca de Itajaí

 

"Encontro importante, prestigiado por bom número de colegas, que permitiu melhor assimilação dos objetivos e nuances do programa de residência judicial e, sobretudo, do que se pode fazer por ele. Parabenizo a Academia Judicial pela iniciativa."

Juiz Luis Paulo Dal Pont Lodetti, da 2ª Vara Criminal da comarca de Joinville

Imagens: Divulgação/Academia Judicial
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.