Voltar Imortal da Academia de Letras do Brasil, servidor difunde o gosto pela escrita e leitura

A paixão pela Literatura surgiu na vida do servidor Anderson Luz dos Santos, 43 anos, ainda na infância. Quando criança, ele não imaginava que se tornaria um escritor como os autores daqueles livros que encontrava na biblioteca de sua escola em Ascurra, no Vale do Itajaí. Hoje tem várias obras publicadas e muita, muita história para contar. Tanto que Batata, como é conhecido, palestra sobre a história da cidade aos estudantes do município e faz parte da Academia de Letras do Brasil, seccional de Indaial. 

Incentivado pelo professor de História do Colégio Salesiano, irmão Pedro, o secretário do Juizado Especial Cível e Fazendário da comarca de Indaial lembra com carinho os momentos que passou entre livros e capas robustas. Foi a leitura densa para o então estudante da 5ª série do ensino fundamental que o cativou. Tanto que um de seus livros favoritos era "O Alquimista", de Paulo Coelho.

Em 1997, aos 17 anos, Anderson ingressou no curso de Direito da Furb. Em 2000, após aprovação em concurso público, ingressou no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). Sempre amou Arqueologia, mas como no Sul não havia opção de formação nessa área, em janeiro de 2005 iniciou o curso de Licenciatura em História pela Uniasselvi e pós-graduação em Patrimônio e Cultura no Instituto Celer. Foi aí que o leitor se tornou escritor.

Em 2008, publicou o livro "Indayal da Colonização à Emancipação", em que aborda a colonização do município e as dificuldades dos primeiros moradores. A obra nasceu da reunião de descobertas e de trabalhos feitos durante sua especialização. Batata já publicou artigos, impresso e digital, na Academia Judicial sobre conciliação e mediação, tema que domina e aplica na rotina do Juizado Especial da comarca do Vale, e também organizou o livro dos 80 anos de história da Câmara de Vereadores de Indaial. 

O livro mais recente, "A História de Vida de Serapião de Oliveira: um caminho de realizações", foi lançado no ano passado, mas Batata não para de escrever. Está prestes a finalizar um livro sobre a história do futebol de campo e de salão de Indaial, em parceria com seu pai, Jorge Luiz dos Santos (Jorginho), e o jornalista de esporte Alfredo da Veiga (Quarentinha).

O leitor que se tornou escritor foi surpreendido, há oito anos, ao ser convidado para assumir a cadeira de número 1 da Academia de Letras do Brasil em Santa Catarina (ALB), representando Indaial, sua cidade natal. A ALB é a primeira Academia Mundial da Ordem de Platão, uma organização cultural politicamente ativa e instituição internacional de cultura.

Segundo Batata, a entidade nacional tem o escopo de disseminar a cultura da leitura e da escrita nas escolas. Os membros da ALB de Indaial, que conta atualmente com 20 escritores, ainda auxiliam as pessoas que anseiam em ter livros publicados mas desconhecem o percurso. 

Além de apresentar os caminhos, a entidade incentiva a leitura e a escrita. Nas escolas, Batata costuma ir sempre em março, mês de aniversário de Indaial. Nas salas de aula, compartilha fatos curiosos e até mesmo lendas urbanas da história da cidade, além de distribuir gratuitamente seus livros. Os olhos curiosos dos alunos são sua maior recompensa. Poder incentivar os pequenos e, quem sabe, descobrir talentos se tornaram a missão do servidor, uma forma de transmitir o gosto pela leitura recebido na infância.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.