Impacto da violência doméstica na saúde mental das mulheres pauta mesa-redonda no TJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Evento discutiu como a violência doméstica afeta o bem-estar emocional e mental feminino
- Encontro
A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), promoveu na tarde de quarta-feira, 19 de março, no auditório Thereza Tang, a roda de conversa “O impacto da violência doméstica na saúde mental das mulheres”. O evento foi realizado numa parceria com a campanha Março é Delas, organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) com o apoio da equipe intersetorial do programa Mães do Judiciário.
A mesa-redonda discutiu como a violência doméstica afeta o bem-estar emocional e mental feminino, e teve como mediadora a apresentadora e colunista Luíza Gutierrez, palestrante sobre autoestima e reintegração no mercado de trabalho, com participação da juíza Quitéria Tamanini Vieira, da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau; da assistente social do Fórum da comarca de Palhoça, Andreia Espíndola; e da supervisora do projeto Ágora, psicóloga Ana Carolina Maurício.
A diretora de Saúde e Qualidade de Vida do TJSC, Graciela de Oliveira Richter Schmidt, frisou que a discussão do tema é uma maneira de fortalecer as redes de apoio e promover mudanças reais na sociedade. “É um tema sobre o qual conversamos muito, um assunto importante e muito caro à nossa instituição. Que essa semente possa crescer cada dia mais e que, em breve, tenhamos um futuro diferente, com outras formas de viver”, observou, ao abrir a roda de conversa.
Já a coordenadora da Cevid, desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, destacou a parceria com a DSQV. “O trabalho de nossa Coordenadoria está diretamente ligado à saúde emocional e mental das mulheres. Agradecemos ao Tribunal por estarmos aqui conversando sobre esse tema que nos é tão caro. O que é mais importante a não ser a vida do ser humano? Sem saúde, não somos ninguém”, complementou.
O presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e todas as formas de discriminação (CPAMAS) do 2º grau e 2º vice-presidente do TJSC, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, também participou do evento.
A roda de conversa foi transmitida ao vivo e pode ser conferida no canal do TJSC no YouTube: