Voltar Imprensa repercute ações do Tribunal de Justiça no combate à violência de gênero

Os números da violência de gênero são chocantes no Brasil: diariamente, três mulheres são vítimas de feminicídio; a cada dez minutos uma é estuprada; por hora, são registradas 26 agressões físicas, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Quais são os caminhos mais eficazes para prevenir e combater esse tipo de violência? Ao longo dos anos, a Justiça catarinense desenvolve ações e firma parcerias com diversos órgãos no intuito de diminuir a violência doméstica. São programas, cursos, convênios, seminários, termos de cooperação técnica e produção de material pedagógico nos formatos digital e impresso.

Todo esse trabalho tem rendido pautas para os principais jornais de Santa Catarina e do Brasil. Na sexta-feira passada (27/1), por exemplo, o jornal Notícias do Dia dedicou um editorial a um projeto inovador desenvolvido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), do TJSC.

É uma iniciativa realizada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), focada na reeducação e na conscientização dos homens autores de violência. São grupos reflexivos nos quais se discutem ideias e conceitos que formam e fomentam a cultura do machismo.

Em pauta nesses encontros, sexismo, relações de gênero, machismo, conceituação de violências e outros pontos que promovam masculinidades saudáveis e o enfrentamento das violências. Cada um dos participantes repensa seu papel de gênero e suas relações cotidianas. Além da impreterível punição dos agressores, especialistas defendem que esse é um dos caminhos mais eficazes na prevenção.

Entre os resultados já alcançados estão a responsabilização, a desnaturalização entre masculinidade e violência e a prevenção. Cevid e UFSC desenvolveram ainda uma trilogia inédita sobre esses grupos no Brasil, na qual foram mapeadas 312 iniciativas, 31 delas no Estado.

Neste sentido, o editorial do Notícias do Dia anunciou a disposição da Prefeitura de Florianópolis em expandir esses grupos na capital, com o apoio do TJSC. “Comprometido com os fatos, o jornalismo profissional é o instrumento mais poderoso para promover um debate desta envergadura”, afirma o desembargador João Henrique Blasi, presidente do TJSC. 

“A prática nos mostra que problemas complexos e arraigados precisam ser enfrentados com inteligência e eficácia, de forma conjunta, num pacto civilizatório entre a sociedade civil, as polícias, os sistemas de justiça e a imprensa”, conclui Blasi.  É um imperativo ético, cada dia mais urgente, dar um basta à violência.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.