Voltar Indicadores confirmam aumento de 21% na produtividade dos desembargadores do TJSC

A fim de subsidiar as metas que serão projetadas para 2020, a Assessoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Asplan/TJSC) apresentou nesta segunda-feira (19/8) uma parte dos 41 indicadores estratégicos do 2º grau, na Sala de Reuniões Desembargadora Thereza Tang, na sede do Poder Judiciário.

A análise de desempenho da produtividade demonstrou que a corte catarinense está cada vez mais eficiente e célere, apesar do aumento no volume de novos processos. Esta foi a terceira reunião de análise da estratégia deste ano, que tem o objetivo de avaliar o desempenho organizacional e prospectar ações de melhorias.

Em 2018, cada desembargador decidiu sobre 1.111 ações, e isso representa um aumento de 21% de processos julgados em relação a 2017. A expectativa é de um crescimento ainda maior em 2019. A previsão tem como base os números dos primeiros seis meses deste ano, em que cada desembargador já decidiu sobre 625 ações. Em relação aos tribunais do mesmo porte, o TJSC tem um dos melhores desempenhos.

Um outro indicador que demonstra a eficiência é o tempo médio de cada processo na corte catarinense. Da data de entrada de cada ação no 2º grau até seu julgamento, o tempo médio é de 180 dias. Em 2017, foram 179 dias. No ano seguinte, o prazo aumentou para 183 dias em função do combate ao acervo. Neste ano, já caiu para 177 dias.

Em compensação, o número de novas ações cresce em ritmo assustador. Em 2017, o número de processos que chegaram ao TJSC atingiu 994,53 casos por desembargador. No 1º grau, são 1.494,58 novos processos para cada juiz.

Com a autorização do presidente do Tribunal, desembargador Rodrigo Collaço, todos os desembargadores e juízes terão acesso aos indicadores do 1º grau, do 2º grau e administrativos. A Asplan deve disponibilizar as informações até o próximo mês de setembro.

A apresentação contou com a presença do presidente do TJSC; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Henry Petry Junior; do corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador Roberto Lucas Pacheco; do diretor da Academia Judicial, desembargador Luiz Cezar Medeiros; além de juízes auxiliares, diretores, assessores e servidores.  

 

Produtividade

Ano   -   Processos por desembargador

2019 - 625*

2018 - 1.111

2017 - 914

2016 - 884

*de janeiro a junho.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.