Voltar Iniciativa de servidora do PJSC financia castração de animais em Santo Amaro da Imperatriz

O fórum da comarca de Santo Amaro da Imperatriz passou a ser também um ponto de coleta de tampinhas plásticas. Os recursos obtidos com a venda do material são convertidos em castrações de cães e gatos pela ONG Ecopet. A iniciativa, da servidora Marineiva Silvestrini, colaborou para a castração de centenas de animais no município da Grande Florianópolis.

Marineiva também é protetora de animais, e conta que conheceu o trabalho da Ecopet há seis anos. A ONG atua em toda a região, coletando tampinhas de plástico – de garrafas PET, produtos de higiene, remédios, sucos, leite e iogurtes – que iriam para o lixo. Elas são revendidas para empresas que reciclam o material. O dinheiro arrecadado é reinvestido em procedimentos de castração.

A ideia é conscientizar as pessoas da importância da castração e cuidados com os animais, especialmente cães e gatos. Através da coleta de tampinhas, a ONG já castrou, juntamente com a proteção animal, quase 600 animais em Santo Amaro da Imperatriz. Os procedimentos são destinados a animais de famílias de baixa renda.

“Em 2017, fizemos nossa primeira caixa de coleta do município, aqui no fórum. Depois a ideia se estendeu, e hoje vários lugares disponibilizam coletor. Em 2021, consegui que viesse o primeiro mutirão. Depois disso ganhamos mais dois. Foi uma ação 100% voluntária“, explica a servidora.

Coleta Seletiva

Vale destacar que os fóruns da Grande Florianópolis, em toda a parte continental, são atendidos com a coleta seletiva realizada por convênio entre o TJ e a Associação Pró-CREP (Criar, Reciclar, Educar e Preservar), da Praia da Pinheira, em Palhoça. São coletados inúmeros produtos como papel limpo e seco, garrafas PET, frascos, latas, potes, ferro, papelão, vidros sem película, tampas e embalagens plásticas em geral. As iniciativas voluntárias não são realizadas em substituição ao serviço institucional de coleta.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.