Voltar Jurados voluntários vão ter isenção das taxas de inscrição em concursos públicos em SC

Os jurados voluntários e aqueles que atenderam ao chamamento da Justiça para atuação em sessões do Tribunal do Júri passarão a estar isentos das taxas de inscrição em concursos públicos realizados em Santa Catarina. O benefício, que se estende também aos que trabalharem sob convocação da Justiça Eleitoral, está previsto na Lei Estadual 17.998, assinada pelo governador Carlos Moisés da Silva na última terça-feira (15/9). A isenção das taxas alcançará concursos da administração pública direta e indireta e terá prazo de validade de dois anos após a prestação do serviço voluntário, que deverá ser atestado por certidão.

A informação ganha importância neste momento em que seguem abertas, até o próximo domingo (20), as inscrições para jurado voluntário do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), para o ano de 2021. Elas podem ser feitas pelo e-mail varas@tjsc.jus.br. Esta iniciativa do jurado voluntário visa facilitar o trabalho do Poder Judiciário na procura por pessoas aptas a contribuir no exercício da cidadania. Os tribunais do júri são compostos de um juiz (presidente) e 25 jurados que, após sorteio, são reduzidos a sete e formam o Conselho de Sentença da sessão de julgamento.

Entre os requisitos para participar como jurado voluntário do Tribunal do Júri estão: ser brasileiro nato ou naturalizado maior de 18 anos, não ter sido processado criminalmente, ter boa conduta moral e social, ser eleitor e prestar este serviço de jurado como voluntário.

Quem participa como jurado voluntário ganha o direito a benefícios acadêmicos (segundo critérios adotados pela instituição de ensino), presunção de idoneidade, preferência nas concorrências públicas (em igualdade de condições), não ter descontado seu salário ou vencimento no dia em que comparecer aos julgamentos e também direito a cela especial em caso de prisão.

O juiz Gustavo Henrique Aracheski, responsável pela Vara do Tribunal do Júri da comarca de Joinville, destaca que a participação no júri é um ato de cidadania. "O jurado é a pessoa responsável pelo julgamento das acusações de homicídio e demais crimes dolosos contra a vida que ocorrem na sua cidade. Diferentemente da maioria das outras infrações penais, como nos casos de furtos, roubos e tráfico de drogas, em que um juiz é quem decide sobre a culpa do réu, no  Tribunal do Júri é o Conselho de Sentença (formado por sete jurados) que analisa as  provas e julga se o réu é culpado ou inocente", explica o juiz.

O magistrado destaca que, ao final das sessões, os participantes (jurados) saem da sessão do júri orgulhosos em contribuir com a Justiça. Em Joinville, as inscrições para  jurado voluntário podem ser feitas pelo e-mail joinville.juri@tjsc.jus.br. O Tribunal de Justiça também disponibiliza um vídeo em que explica a importância do programa Jurado Voluntário aos interessados.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.