Instagram do PJSC conquista 50 mil seguidores e alcança um milhão de contas em apenas três anos - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Lançado há apenas três anos, o Instagram do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) - @tjscoficial - conquistou 50 mil seguidores e é hoje o que detém a 4ª maior audiência do Judiciário brasileiro, atrás apenas dos Tribunais de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Nas redes sociais, chamar atenção é relativamente fácil. O difícil é captar a audiência com conteúdo de qualidade, de interesse público e que desperte a curiosidade das pessoas. Mais difícil ainda é fazer com que os seguidores se sintam parte de uma comunidade na qual se compartilham valores comuns.
Outro ponto surpreendente desta marca é que nenhuma publicação foi impulsionada. Ou seja, nenhum post foi promovido (com dinheiro público) para que atingisse mais pessoas. Assim como em outras mídias digitais, é possível patrocinar os posts - estratégia comum em instituições e quase todas as grandes empresas. O TJ decidiu crescer sem investimento financeiro, de forma orgânica, algo incomum de acontecer nesta velocidade. Para quem não é habituado às redes, isso significa que não há nenhuma relação com a compra de seguidores.
Antes de lançá-lo, a assessoria de comunicação fez uma ampla pesquisa, elaborou um conjunto de estratégias e definiu a identidade visual, os ícones, a linguagem e os valores da instituição que seriam reforçados e publicados no perfil. O Insta do PJSC usa todas as ferramentas disponíveis na plataforma, com linguagens específicas para cada uma delas: feed, stories, IGTV e reels - aliás, neste último, o campeão de audiência foi o perfil do engraxate Rafael Digueta, símbolo de superação e dedicação ao trabalho. As séries também merecem destaque, duas das quais repercutiram em todo o Brasil: uma sobre adoção e outra sobre violência contra a mulher.
Além do conteúdo, há uma grande atenção à arte gráfica, à diagramação, às cores de cada post. Segundo a jornalista Karina Schovepper, "o objetivo é desenvolver, cada vez mais, uma linguagem assertiva, acessível, que se comunique de forma clara com o público interno e externo. Desde o começo, nossa missão foi aproximar o Poder Judiciário das pessoas e fazer com que elas tenham mais conhecimento sobre seus direitos e sobre o funcionamento da instituição".
Esta foi a orientação do ex-presidente Rodrigo Collaço e é a do presidente Ricardo Roesler, que estabeleceu três eixos fundamentais em sua administração: integração, informação e inovação. “Estes pontos”, segundo Roesler, “estão diretamente conectados com uma comunicação eficiente e dinâmica”.
No último ano, os posts que mais repercutiram foram temas relacionados aos direitos humanos, prêmios recebidos pelo PJSC e matérias de todas as esferas do direito, algumas delas com temas curiosos e inusitados. Ao todo, no período, o Insta do Tribunal alcançou mais de um milhão de contas. “E é só o começo”, aposta Karina.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)