Voltar Instituto Paternidade Responsável e Uniplac promovem Semana da Paternidade

Evento será em Lages, de 18 a 22 de agosto

O Instituto Paternidade Responsável - IPR e a Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, da comarca de Lages, promovem entre os dias 18 e 22 de agosto a Semana da Paternidade. O evento será realizado no Escritório Modelo do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) daquela unidade de ensino, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

O objetivo da Semana é promover o reconhecimento voluntário de paternidade, bem como realizar encaminhamento para realização de exames de DNA, caso seja necessário. Durante os cinco dias, estão programadas também audiências e atendimento dos casos que surgirem. "O cartório Rita Rosa Ramos, a Uniplac e o Paternidade Responsável intensificam a realização do evento por meio da parceria firmada há alguns meses", disse Rosane Wiggers, presidente do IPR.

O Instituto Paternidade Responsável, criado pelo juiz de direito Sílvio Orsatto, tem o papel de orientar e conciliar várias ações de investigação de paternidade, e de direcionar as demandas em que não existe acordo aos órgãos competentes e de apoio.

Segundo o IPR, durante as audiências, há sempre o suporte de uma equipe multidisciplinar. Os demandados têm a chance de reconhecer voluntariamente a paternidade. Não havendo acordo, as partes são submetidas ao teste de DNA, mediante coleta de sangue, realizada por meio de "kits DNA" fornecidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Naquele município, o laboratório da Udesc presta o serviço de reconhecimento por meio do exame de DNA e atende às comarcas ligadas ao Tribunal.

No dia 17 de agosto é comemorado o Dia Estadual da Paternidade. Para festejar a data, será realizada no CCJ, no dia 20, a partir das 19h, durante a Semana da Paternidade, a peça "Paternidade e drogas não combinam", e algumas surpresas.

 

Imagens: Divulgação/Instituto Paternidade Responsável
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.