Voltar Inteligência e segurança: excelência do NIS do TJSC é reconhecida em encontro de tribunais

Atividades de inteligência e segurança institucional pautaram um encontro entre representantes dos tribunais do sul do país na manhã desta terça-feira (31/5). Realizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a reunião compõe a agenda do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, presidido pelo conselheiro do CNJ Sidney Pessoa Madruga. Os participantes foram recebidos pelo coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Judiciário catarinense, desembargador Sidney Eloy Dalabrida.

Durante toda a manhã, lideranças das equipes de inteligência dos tribunais compartilharam suas boas práticas e cases de sucesso, além de informações, experiências e objetivos em comum. A expertise do NIS do TJSC e a excelência dos trabalhos coordenados pelo desembargador Dalabrida no âmbito da Justiça catarinense foram enaltecidas pelos representantes dos demais órgãos de Justiça.

A atuação observada em Santa Catarina, nas palavras do conselheiro Madruga, é uma referência nacional. "Vimos uma apresentação de primeiro mundo. Um trabalho modelar, formidável. Servirá, com toda certeza, como um modelo a ser seguido", elogiou. Na condição de coordenador executivo do Comitê Gestor do Sistema Nacional, o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen (TJPR) reforçou sua admiração às atividades de vanguarda desenvolvidas no NIS de Santa Catarina.

"Nós propositadamente escolhemos Santa Catarina para este encontro. Aqui existem projetos referenciais para todos nós do Brasil", cumprimentou. O coordenador do NIS do TJPR, desembargador Marcos Sergio Galliano Daros, por sua vez, destacou a contribuição do desembargador Dalabrida em benefício das atividades de inteligência e segurança institucional de todo o país. "É uma força de conhecimento que muito pode contribuir, inclusive ao CNJ", sugeriu.

Ao apresentar um resumo das atividades sob sua coordenação, o desembargador Dalabrida destacou o uso de plataforma eletrônica que permite o gerenciamento de todas as atividades de segurança institucional. Detalhes da ferramenta foram mostrados pelo major Joanir Ricardo Pereira dos Santos, da Divisão de Contrainteligência do NIS do TJSC.

"Quero registrar nosso agradecimento e louvar a iniciativa, que demonstra a preocupação com um tema tão sensível da magistratura e tão importante como a segurança institucional. Se eu tive algum mérito, foi em saber escolher a equipe que trabalha comigo. Retransmito todos os elogios à minha equipe", manifestou Dalabrida. Entre outras autoridades, também participaram do encontro o presidente do TRF4, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira; o 2º vice-presidente do TJRS, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira; e o juiz Rodrigo Otávio Rodrigues Gomes do Amaral, da Comissão Permanente de Segurança do TRE/PR. Participaram ainda, por videoconferência, magistrados e servidores do TRT9, TRT4, TRE/RS e TRE/PR. 

Política nacional

A Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário é guiada pelas determinações da Resolução CNJ n. 435/2021. De acordo com a norma, a política nacional abrange a segurança institucional e a pessoal dos membros da magistratura e seus familiares em situação de risco, servidores, servidoras e população, e ainda a dos demais ativos do Poder Judiciário. Compete ao comitê gestor propor aperfeiçoamentos à Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário, que devem ser aprovados pelo plenário do CNJ.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.