Voltar Investindo em conciliação judicial, 3ª unidade do Cejusc é instalada em Criciúma

A comarca de Criciúma instalou, na última quinta-feira (11/10), mais um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que funcionará dentro da Unidade Judiciária de Cooperação (UJC) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O espaço contará com uma recepção, uma sala para audiências de conciliação e uma sala para sessões de mediação.

Na cerimônia, a juíza Eliza Maria Strapazzon, diretora do Foro e da 1ª Vara da Fazenda Pública de Criciúma, ressaltou o sentimento de satisfação do Poder Judiciário por proporcionar mais uma forma de auxílio ao cidadão e aprendizado aos alunos de Direito, e a sensação de dever cumprido dos magistrados, professores, servidores e demais envolvidos na instalação do centro. "Temos confiança no trabalho que será realizado, na contribuição de todos que irão unir esforços para prestar serviços de qualidade à comunidade, e desde já agradecemos o empenho e dedicação dos que se envolveram para a instalação desta unidade", destacou a magistrada.

Participante da cerimônia, a titular da Coordenadoria Estadual do Sistema de Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJ, desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, reforçou o novo momento do Judiciário, que está diretamente relacionado com a mediação e a conciliação.  "É uma nova forma de fazer justiça e, com isso, há uma responsabilidade muito grande em preparar o aluno do Direito, e a universidade tem um papel importante nesse processo, pois é ali que será formado o profissional. Fico muito orgulhosa e feliz por esse momento para a universidade e o Judiciário catarinense". Na oportunidade, a desembargadora foi homenageada pela instituição de ensino.

Na opinião da reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o momento é de grande satisfação para a universidade, especialmente para o curso de Direito. "A mediação é a nova perspectiva de formação para os operadores do Direito e será uma oportunidade preciosa para nossos acadêmicos, que poderão participar desse processo de formação através das atividades do Cejusc. Estamos sempre abertos a possibilidades e novas oportunidades como esta", pontuou.

Também participaram do evento o vice-reitor, Daniel Preve; a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o coordenador do curso de Direito, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; e a coordenadora adjunta do curso, Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza. "

 

Imagens: Fernanda de Maman
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.