Voltar JL entrevista psicólogo sobre técnicas de entrevista aplicadas ao depoimento especial
As diferentes formas e técnicas para conduzir uma entrevista com crianças vítimas de violência, adaptadas ao contexto do depoimento especial, são o tema abordado pelo psicólogo do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca da Capital, Ricardo Luiz de Bom Maria. Ele fala ao Justiça Legal, no quadro de entrevistas, sobre a importância da existência de protocolos para a criação de um ambiente acolhedor e seguro de tomada de depoimentos das vítimas, evitando que revivenciem de forma mais dolorosa as agressões sofridas.
 
Na Capital, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar promove, em diversas etapas, um curso de capacitação de professores para lidar com a identificação da violência doméstica dentro da sala de aula. Os profissionais são sensibilizados para o acolhimento e encaminhamento dessas situações.
 
O JL também acompanhou evento promovido pela cúpula do Judiciário que reuniu cerca de 150 juízes de varas criminais de todo o Estado, a fim de discutir a audiência de custódia. O evento fez parte do processo de regionalização da audiência de custódia, que desde o dia 15 de outubro atende a todo o Estado catarinense. No quadro Isto é Legal, conheça o perfil de Severo Cruz, o multifacetado artista carioca radicado em Florianópolis que, depois de participar de diversos filmes, ganhou neste ano seu próprio documentário.
 
O Justiça Legal é apresentado aos sábados, às 19 horas, na TV Justiça. Integra também a grade da TV Floripa e da TV Câmara de Blumenau. Na TV Floripa (canal 4 da Net), vai ao ar todas as sextas-feiras às 18 horas, e na TV Câmara de Blumenau (canal 14 da Net) às 23h10min. Nesta última emissora, a edição é reprisada na segunda-feira às 23h55min, na quarta-feira às 11h30min e na quinta-feira às 12 horas e às 13h15min. O Justiça Legal também pode ser visto no canal do TJ no YouTube e no site jurídico Jus Catarina.
 
Imagens: Divulgação TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.