Voltar Joinville contabilizou adoção de uma criança ou adolescente a cada 15 dias em 2020

A comarca de Joinville registrou a efetivação de 21 encaminhamentos de crianças/adolescentes à adoção durante todo o ano passado. "Mesmo com a pandemia, o trabalho no Setor Psicossocial não foi interrompido. As crianças afastadas do poder familiar foram encaminhadas à adoção, e os adolescentes que estavam no sistema de busca ativa também iniciaram processo de aproximação para fins de adoção quando tivemos pretendentes interessados", explica Mariane Sauer, uma das assistentes sociais da comarca de Joinville. 

Segundo ela, o primeiro processo de adoção protocolado pelo setor em 2021 foi de uma adolescente de 14 anos, que agora está em estágio de convivência com o casal adotante. Atualmente, existem adolescentes disponíveis para adoção na cidade mais populosa de Santa Catarina.

A comarca de Joinville, por meio da Vara da Infância e Juventude, oferta cursos de preparação para pretendentes à adoção. Nos cursos são abordados diversos temas que contemplam os aspectos jurídicos, sociais e psicológicos da adoção, como destituição do poder familiar, procedimentos de habilitação e adoção, além de implicações decorrentes das adoções irregulares. Também são destacados assuntos referentes a preconceitos e mitos que envolvem a adoção, motivação, expectativas e ansiedade da espera pela adoção, investimento afetivo e financeiro necessário para a criação de um filho entre outros. 

Em outubro do ano passado, quase 150 pessoas da região Norte concluíram o curso de preparação para adoção. Este curso é obrigatório desde 2009 para quem pretende adotar uma criança ou adolescente, e no ano de 2020 foi organizado pela Academia Judicial do TJSC.

Interessados em adotar uma criança ou adolescente podem entrar em contato com o Setor Psicossocial da comarca de Joinville pelo telefone (47) 3130-8513 (período das 12h às 19h) para receber as primeiras informações acerca da documentação necessária e tirar dúvidas.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Freepick
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.