Voltar Joinville presta homenagem ao potencial dos adolescentes do programa Novos Caminhos

A comarca de Joinville promoveu comovente homenagem aos adolescentes acolhidos pelo programa Novos Caminhos que frequentaram os cursos oferecidos ao longo deste ano. Os jovens têm mais de 14 anos, estão em situação de acolhimento institucional e cursaram aulas mediante parceria com o Sistema Fiesc, Fecomércio (Senai, Sesi e Senac) e Sebrae. A solenidade aconteceu no Salão do Júri da comarca e reuniu autoridades, representantes das entidades e também apoiadores do programa.

Durante o evento, a alegria e o entusiasmo estavam estampados no rosto dos adolescentes ao receber os certificados. Para a jovem Dagliane Martins de Lima, de 16 anos, esta é uma experiência que levará por toda sua vida. "Estes ensinamentos me ajudaram muito neste ano e me auxiliaram a chegar onde estou hoje. Sou grata pelos professores e coordenadores", agradeceu a adolescente, aluna da Escola Municipal Avelino Marcante.

O desembargador aposentado Alcides dos Santos Aguiar, vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), destacou que o programa já começa a ganhar proporção nacional. "Muitos Estados estão de olho neste grandioso programa oferecido anualmente aos jovens. Para se ter uma ideia, desde 2013 já concluíram os cursos 810 jovens. Deste total, 203 estão atuando no mercado de trabalho. Este é o resultado a ser comemorado pelo esforço e empenho de todos", frisou o desembargador.

O juiz Márcio Renê Rocha, diretor do Fórum de Joinville, fez coro ao desembargador. "Um sonho sonhado junto torna-se realidade", comentou. Ele fez questão de registrar a sensibilidade e o apoio da indústria e do comércio catarinenses na abertura de portas a estes jovens, com o oferecimento de vagas de estágio, aprendizado e trabalho.

O gerente geral do Sesi/Senai, Daniel de Aviz, incentivou os jovens a persistir e buscar mais e mais conhecimento como forma de auxiliar na inserção ao mercado de trabalho. O juiz Walter Santin Júnior, da comarca de Itapoá, deixou sua mensagem ao alertar os jovens que todos vão encontrar muitos obstáculos, mas que não devem desistir de seus sonhos. "É bom também que tenham boas companhias ao seu redor", destacou. Também participaram do evento o juiz Tiago Fachin, da comarca de São Francisco do Sul, e o secretário Vagner Ferreira de Oliveira, titular da Secretaria de Assistência Social de Joinville, representando a municipalidade.

Entre os objetivos do programa está o de desenvolver as potencialidades dos adolescentes e, com isso, contribuir para sua autonomia. Através do programa, eles são encaminhados para cursos profissionalizantes e, depois, são verificadas as possibilidades de encaminhamento para o mercado de trabalho. Na opinião da jovem Diolinda Bittencourt Rouviaro, de 17 anos, o curso foi muito interessante e importante. "Tivemos aulas de boas maneiras, de como se portar na empresa, trabalho do dia a dia e muitos outros itens que achei ótimos. Quero ser fotógrafa e vou continuar fazendo cursos de aprendizado para minha vida", destaca a garota, que estava feliz por mais esta conquista. Ela é estudante do Colégio Celso Ramos.

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.