Voltar Jovens acolhidos em SC usam artes cênicas como ferramenta para autoconhecimento

A saúde mental se tornou um assunto recorrente, principalmente após o período de pandemia da Covid-19. A adolescência é outro foco dos profissionais da área devido às turbulências emocionais e hormonais da fase. No Alto Uruguai, os jovens acolhidos (que aguardam por adoção ou por decisão judicial sobre destituição familiar) discutem o tema na oficina de saúde mental oferecida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) aos participantes do programa Novos Caminhos.

Em junho, o aprendizado do terceiro encontro (24/6) foi sobre autoconhecimento, e as artes cênicas foram a principal ferramenta utilizada. A atividade foi conduzida pela  instrutora de Atividades do Sesc Concórdia Mabrini Muniz.

“O SESC é amplamente reconhecido por seu extenso trabalho nas artes cênicas, que têm se destacado como uma poderosa ferramenta no desenvolvimento e aprimoramento pessoal. A prática das artes cênicas, inevitavelmente, conduz a uma maior autoaceitação e autoestima daqueles que se envolvem nessa forma de expressão. Através da colaboração com o SESC Concórdia e da excelente condução da profissional Mabrini, pudemos proporcionar aos participantes um ambiente propício para explorar e fortalecer sua autoconsciência, promovendo um impacto positivo em suas vidas”, avaliou a gerente de Responsabilidade Social da FIESC no Alto Uruguai e Centro-Oeste catarinense, Elaine Cristina Blödorn Martins.

A oficina de saúde mental, com o tema do autoconhecimento, foi realizada pela psicóloga voluntária Samira Ferreira de Lima. Durante o programa, os jovens têm a oportunidade de explorar e compreender melhor a si mesmos, suas emoções e pensamentos. Ao promover o autoconhecimento, a oficina permite que os adolescentes identifiquem suas forças, fraquezas e áreas de crescimento pessoal.

Além disso, a oficina auxilia na construção de habilidades de autorreflexão, autoaceitação e autoestima. Ao se aprofundarem em questões relacionadas à saúde mental, os participantes aprendem estratégias para lidar com desafios emocionais e desenvolver uma mentalidade positiva.

Ao fornecer um ambiente seguro e acolhedor, a oficina também incentiva a troca de experiências entre os adolescentes, com promoção de empatia, compreensão e solidariedade. Dessa forma, os jovens se sentem apoiados e encorajados a expressar suas emoções e buscar ajuda quando necessário.

Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a FIESC. Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

O Novos Caminhos tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes acima de 14 anos que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. 

Imagens: Divulgação/PNC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.