Voltar Jovens, com suas mochilas e celulares, aprendem história no Museu do Judiciário

A mostra "Cem Anos do Fim da Guerra do Contestado", em exposição no Museu do Judiciário, tem atraído jovens da rede de ensino da Capital às dependências do Tribunal de Justiça. A última visita foi protagonizada por estudantes do 9º ano da Escola Sarapiquá, que busca trabalhar elementos para que seus alunos construam uma postura de cidadão que conhece, questiona, propõe e transforma a sociedade.

Para que ele possa se posicionar e agir com responsabilidade, clareza e alegria, explica a professora Maria Jaqueline Chula, é preciso que atue de maneira crítica e construtiva, o que exige conhecimento e reflexão sobre as coisas. Foi também com esse objetivo que ela trouxe seus alunos para conferir a mostra."O tema do Contestado faz parte do conteúdo abordado cotidianamente em sala de aula, o que colabora para que a exposição se torne ainda mais interessante aos alunos", comentou Chula, que é ainda coordenadora de Ensino Fundamental II da escola.

Ela diz que a experiência foi gratificante, principalmente porque os estudantes viram materializadas questões tratadas de forma teórica nas aulas tradicionais. O que mais chamou a atenção dos pré-adolescentes, acrescenta, foram as armas usadas no conflito tanto pelo Exército quanto pelos sertanejos. Nesta época em que todos possuem celulares, eles fizeram inúmeros registros fotográficos do acervo em exposição. A Escola Sarapiquá, aliás, já havia exibido para seus alunos o documentário "Terra Cabocla", da cineasta Márcia Paraíso, que trata do Contestado e foi lançado no Estado em 2015.

Imagens: Divulgação/Museu do Judiciário
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.