Voltar Jovens da Grande Florianópolis concluem primeira etapa do Programa Novos Caminhos

Projeto tem parceria entre Fiesc, TJSC e AMC

Postura profissional, comunicação, relacionamento interpessoal, proatividade no ambiente de trabalho. Esses foram alguns dos temas abordados na primeira etapa de formação dos adolescentes que se encontram nos programas de acolhimentos (abrigos) e que participam do Programa Novos Caminhos na Grande Florianópolis. Eles realizaram a formatura nesta quarta-feira (10/12) na Fiesc. A qualificação é resultado da parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

Para o coordenador estadual da Infância e Juventude, desembargador Sérgio Izidoro Heil, foi um dia emocionante. "Cada adolescente tem uma história de vida, que começa a ser reescrita após a capacitação profissional realizada por meio do Programa Novos Caminhos. Tenho certeza que este momento tem sabor de sonho realizado e de dever cumprido. Os ensinamentos oferecidos irão transformar a vida desses adolescentes", ressaltou o magistrado. O vice-presidente da Fiesc para a Região Sudeste, Tito Schmitt, cumprimentou os formandos e destacou o valor dos alunos. "Vocês foram corajosos, deram o primeiro passo na preparação para o futuro, para uma vida melhor. Não parem, sejam fortes e continuem lutando para ter ainda mais sucesso", declarou.

Com a conclusão desta primeira etapa, os jovens devem concluir a educação básica por meio do Sesi ou iniciar um curso técnico no Senai, de acordo com a área em que pretendem seguir carreira, para no futuro serem inseridos no mercado de trabalho. O objetivo do programa Novos Caminhos é proporcionar aos adolescentes a possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades e autonomia, para que, quando desligados dos programas de acolhimento em razão da maioridade, possam ter a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e autossuficiência. No dia 16 de dezembro, será a vez de adolescentes de Criciúma celebrarem o fim da primeira fase do programa, e, no dia 18, de jovens de Jaraguá do Sul (com informações da Assessoria de Imprensa da Fiesc).

Imagens: Divulgação/Fiesc- Heraldo Carnieri
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.