Voltar Jovens do Novos Caminhos se encantam pela dança após visita especial ao Teatro Bolshoi

Em uma tarde para sonhar e planejar o futuro, crianças e adolescentes do programa Novos Caminhos, residentes em casas de acolhimento de Joinville, Araquari, Garuva e Itapoá, visitaram as instalações da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, assistiram pela primeira vez na vida a uma apresentação do corpo de bailarinos e souberam da abertura de uma vaga de jovem aprendiz – oportunidade destinada à faixa etária de quem está para ingressar no mercado de trabalho. A equipe técnica estava presente com representantes do TJSC, OAB, Fiesc, Sesc e coordenação das casas de acolhimento.

“Um dos adolescentes expressou que não tem palavras para descrever seu sentimento - 'Foi incrível', disse ele, se referindo ao espetáculo apresentado. Experiências como essa, além de tocar de modo singular a cada um, também podem gerar interesse nos adolescentes em se aproximarem dessa realidade, seja como participante das atividades, seja como jovem aprendiz, já que o local também oferece essa oportunidade. Foi uma tarde que encantou nossos olhos”, declara Julia Cristina Vincenzi, interlocutora do TJSC na comarca de Joinville.


 

“O Bolshoi é referência mundial, então constituir carreira na escola, com certeza, é um grande objetivo para nossos jovens. A visita de hoje, com os conhecimentos adquiridos, renderá frutos”, ressalta Simone Brandão, interlocutora de Responsabilidade Social FIESC da Regional Norte/Nordeste.

Pelos corredores e salas da escola, os jovens conferiram de perto os retratos dos primeiros bailarinos, os locais de ensaios, o ateliê de costura e o tão esperado palco. Nesse momento aprenderam sobre a formação de plateia, que visa estimular o público a frequentar o teatro e compreender o processo de formação do espetáculo, desde os bastidores até as coreografias apresentadas. Para isso, um bate-papo com apresentadores antecedeu a abertura com interação da plateia.

“É um momento único, em que plateia e artistas se unem em prol da solidariedade, inclusão, arte e cultura. Estamos muito felizes em receber as crianças, porque a cultura transforma a vida e abre horizontes”, conclui Célia Campos, diretora administrativa da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Atentos, os jovens assistiram do início ao fim à apresentação, aplaudiram encantados e pediram para voltar em breve.

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Também integram o programa Fiesc, Sesc, AMC, Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC),  Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Associação Catarinense de Medicina (ACM) e Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.