Voltar Jovens e adolescentes abrigados aprendem postura profissional em curso de capacitação

Um grupo de 23 jovens/adolescentes abrigados em casas de acolhimento de Joinville, Araquari e São Francisco do Sul iniciou nesta semana o primeiro curso do ano de capacitação profissional na unidade da Fiesc - regional Norte/Nordeste. A iniciativa faz parte do programa Novos Caminhos – parceria do Poder Judiciário com entidades públicas e privadas que tem como objetivo orientar esse público, na faixa etária de 14 a 18 anos, e proporcionar alternativas de qualificação para o mercado de trabalho.

“Neste primeiro curso, o Postura Profissional, os estudantes terão em 20 horas desenvolvimento em montagem de currículo, preparação para entrevistas de emprego, práticas e dinâmicas, alinhando os primeiros passos na iniciação no mercado de trabalho. Temos a previsão de lançar outros nove cursos até julho”, conta Simone Brandão, interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc - regional Norte/ Nordeste.

Para a psicóloga Moniqui Paola Petri de Matos, representante das Casas Lares Fundação 12 de Outubro, entidade que encaminhou 10 jovens/adolescentes para o curso, a qualificação profissional adquirida hoje será revertida em benefícios para toda a vida. “O trabalho realizado pela equipe técnica das nossas casas lares visa estimular a autonomia e o protagonismo dos acolhidos, e o programa Novos Caminhos é parte fundamental nesta jornada. Com este trabalho em conjunto, os jovens/adolescentes têm a oportunidade de se qualificar e ampliar as perspectivas sobre o futuro e a vida”, enfatiza.


 

A interlocutora do Poder Judiciário na comarca de Joinville, assistente social Julia Cristina Vincenzi, ressalta que ao se falar sobre jovens/adolescentes acolhidos é preciso considerar que muitos deles permanecem institucionalizados um longo período, principalmente quando não há possibilidades de reintegração à família biológica, tampouco família substituta habilitada para o perfil desses adolescentes. Nesse cenário, as equipes técnicas das instituições de acolhimento reúnem esforços para prepará-los para o desacolhimento (após os 18 anos), buscando sua autonomia e independência financeira. “As oportunidades oferecidas pelo Novos Caminhos são fundamentais nesse processo, e o curso que abriu a grade de programações do Senai para 2022 - Postura Profissional - marca o início delas para proporcionar a esse público um olhar mais esperançoso para o futuro”, conclui.

Sobre o programa

Atualmente, integram o programa, além do Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Fiesc, a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.