Voltar Judiciário catarinense aprova planejamento estratégico para as ações dos próximos anos

Após a realização de quase 70 reuniões com grupos de trabalhos temáticos nos últimos dois anos, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) aprovou nesta quarta-feira (16/6) o planejamento estratégico durante a sessão do Órgão Especial. O trabalho realizado pelo grupo gestor teve como objetivo analisar as perspectivas e as expectativas dos magistrados e dos servidores do 1º e do 2º Grau, para aperfeiçoar os serviços prestados à sociedade catarinense pelo Judiciário nos próximos anos. Assim, a participação foi a mais ampla possível.

Para o presidente do PJSC, desembargador Ricardo Roesler, a superação dos desafios apresentados pela pandemia da Covid-19 revelou o amadurecimento da instituição. "A maturidade possibilitou uma nova perspectiva do modelo de trabalho até então utilizada. A partir disso, estamos apresentando proposições para indicar os próximos passos para aperfeiçoar o âmbito de gestão e de governança. É claro que passaremos por mudanças consideráveis e irreversíveis para a melhoria da qualidade de vida de magistrados, servidores e de toda a sociedade e, por isso, a estrutura do Judiciário deve estar preparada", anotou o dirigente máximo do PJSC.  

O planejamento estratégico é uma metodologia administrativa utilizada para desenvolver o rumo da organização levando em consideração o ambiente na qual está inserida. Inclui atividades que envolvem a definição da missão, visão e valores da organização, o estabelecimento de seus objetivos e o desenvolvimento de sistemas que possibilitem o sucesso das operações no seu ambiente. O juiz auxiliar da Presidência Romano José Enzweiler destacou que a função do gestor não é apenas visualizar o futuro, mas criar o amanhã o tanto quanto for possível.

"É fundamental traçar metas e desenvolver um plano de ações. Durante este período tão desafiador, em 130 anos de história do Tribunal de Justiça, planejar significa hoje ser flexível, aprender e melhorar. Transformando os problemas em mola propulsora de oportunidades. O nosso planejamento estratégico está alinhado com as diretrizes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), mas foi temperado com as realidades de Santa Catarina", afirmou o magistrado.

A crise imposta pela pandemia também aponta chances de inovar, segundo o coordenador da Asplan (Assessoria de Planejamento), Cassiano Reis. Para a elaboração do planejamento foram ouvidos especialistas de diferentes áreas para discutir o destino do PJSC, que tem mais de 10 mil colaboradores. O trabalho não presencial, o uso inteligente de utilização dos espaços físicos, a flexibilização da força de trabalho, a possibilidade de uma nova organização das 384 varas e o incremento dos serviços digitais foram alguns dos temas debatidos.

A proposta que será encaminhada ao CNJ, aprovada por unanimidade pelo Órgão Especial, poderá ser atualizada anualmente. "Muito além de um diagnóstico, queremos propor um amplo planejamento estratégico para a construção de políticas, programas e projetos para os próximos anos. Continuaremos com o auxílio dos nossos especialistas para atender os objetivos estratégicos, sempre alinhados com o mandato do gestor", encerrou o coordenador.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.