Voltar Judiciário catarinense expõe obras em homenagem ao Dia de Santa Catarina de Alexandria

Você sabia que 25 de novembro é o Dia de Santa Catarina de Alexandria? A data celebra a memória da padroeira do Estado barriga-verde. Nascida no ano 287 em Alexandria, no Egito, Catarina era filha do imperador Costes e da imperatriz Sabinela.

Na obra "Santa Catarina de Alexandria: a origem, o mosteiro e a padroeira", de autoria do jornalista Moacir Pereira, ela é apresentada como uma jovem corajosa e de grande inteligência que, sem nunca ter sua fé abalada, enfrentou preconceitos, perseguições e violências. Foi assassinada de forma cruel, e sua história seguiu como inspiração para tantas outras pessoas ao longo dos séculos.

Em homenagem à padroeira, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) expõe três quadros que ilustram Santa Catarina pelo olhar de dois renomados artistas catarinenses: Rodrigo de Haro e Vera Sabino. As obras poderão ser contempladas até o próximo dia 5 de dezembro na sala anexa ao auditório Ministro Teori Zavascki, do TJSC, ao lado do Museu do Judiciário.


 

Os quadros pertencem ao acervo da Casa d'Agronômica, residência oficial do governador do Estado, mas foram cedidos a pedido da desembargadora Haidée Denise Grin, que preside a Comissão de Gestão de Memória do Judiciário catarinense.

"O mais importante desta iniciativa é trazermos a público as obras de Santa Catarina de Alexandria para que a comunidade tenha acesso e conheça sua história. Trata-se de uma figura mundial, uma grande mártir, considerada um ícone da Igreja Católica. É a nossa santa", destaca a desembargadora.

Responsável pelo patrimônio da Casa Civil do Governo do Estado, Sônia Margarete Fraga Machado conta que estas e outras obras do acervo do Executivo passaram por restauração e higienização na década de 2000, trabalhos que repararam sinais de deterioração. Todo o valor artístico das peças temporariamente expostas no TJSC pode ser admirado. "É muito importante haver esta disponibilidade de parte do acervo, realizada com todo o cuidado, para que mais pessoas visitem nossas obras e saibam quem são esses artistas", enaltece Sônia.

A chefe da Seção do Museu do Judiciário, Jaqueline dos Santos Amaral, também reconhece a importância de aproximar a história e a arte do público. "Obras como estas ficam restritas aos olhos de quem frequenta a casa do governador. Aqui no Judiciário, mais pessoas terão a oportunidade de apreciar a beleza destas peças e o que elas representam", avalia.

Celebração

As homenagens à memória de Santa Catarina de Alexandria terão continuidade na próxima quinta-feira (24/11), às 11 horas, com a realização de um serviço de ação de graças na Capela Ecumênica de Santa Catarina, do TJSC. A solenidade terá a participação de Dom Iosif, arcebispo metropolitano de Buenos Aires, primaz e exarca da América do Sul - Patriarcado Ecumênico. Na sequência, será realizado o traslado da Relíquia da Padroeira do Estado de Santa Catarina até a Igreja Ortodoxa São Nicolau.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.