Voltar Judiciário de SC começa os preparativos para a integração dos sistemas Sisp e eproc

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, recebeu nesta segunda-feira (22) a visita do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial do Estado. Na pauta do encontro, a integração entre os sistemas Sisp (Sistema Integrado de Segurança Pública) e eproc (Sistema Eletrônico de Processos). A união entre as duas ferramentas é possível porque o eproc permite a interoperabilidade, que consiste na troca de dados entre os processos eletrônicos e sistemas de outras instituições.

O diretor-geral do Colegiado Superior, coronel Vanderlei Vanderlino Vidal, esclareceu que hoje as forças policiais precisam abastecer os dois sistemas com as mesmas informações. “Nosso objetivo é pedir prioridade para a integração entre os sistemas Sisp e eproc, para que o Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina) possa tratar com o setor de tecnologia do Tribunal de Justiça e, assim, avançar com esse pleito”, destacou.

O sistema eproc foi implantado em sua totalidade no Judiciário catarinense em 2019, graças à parceria estabelecida com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que cedeu a tecnologia gratuitamente. Além do TJSC e do TRF4, também utilizam o eproc os seguintes tribunais: Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e Superior Tribunal Militar (STM). 

“Daremos prioridade a essa integração, que trará benefícios à sociedade catarinense. Além disso, estamos programando um evento com todos os tribunais que utilizam o eproc. Ele deve ser realizado no mês de novembro, em Florianópolis. A intenção é trocar experiências e propor soluções para demandas como esta apresentada pelo Colegiado Superior de Segurança Pública. Queremos potencializar o uso do eproc e estamos listando novas funcionalidades”, anotou o dirigente máximo do Judiciário de Santa Catarina.

O encontro contou com o presidente do comitê gestor do eproc no TJSC, juiz auxiliar da Presidência Rafael Sandi; o presidente do Colegiado, perito-geral Giovani Eduardo Adriano; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Pontes; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Aurélio Barcelos; e a adjunta da Delegacia-Geral da Polícia Civil, delegada Ester Coelho. Também participaram, pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do TJSC, o chefe da Seção de Gestão da Interoperabilidade, José Eduardo Giacomelli, e a assessora técnica Eulésia de Souza.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.