Voltar Judiciário de SC disponibiliza cursos on-line sobre eproc para OAB e entes externos
Com o objetivo de apresentar as funcionalidades do sistema eproc para o público externo, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina disponibilizou dois cursos: um para entes externos e outro para os advogados. Os cursos estão disponíveis no portal eproc e podem ser acessados através do menu material para capacitação/usuários externos. Os treinamentos, apresentados em forma de videoaulas, são intuitivos e de funcionalidade simples. No mesmo local também podem ser acessados outros tutoriais disponibilizados pela equipe do projeto eproc.
 
O formato de capacitações em videoaulas é uma novidade apresentada pela Academia Judicial, órgão do PJSC chefiado pelo desembargador Luiz Cézar Medeiros. Além dos cursos para o público externo, também estão sendo oferecidas capacitações para o público interno do primeiro e segundo grau, disponíveis também no portal eproc. "Apresentamos tutoriais para um universo de quase 10 mil pessoas. Desde o final do ano passado até agora, 3.700 usuários internos e externos do eproc já se utilizaram dos cursos da Academia", revela o desembargador.
 
Para atender a demanda de capacitação do eproc, o método de trabalho da AJ evoluiu para cursos com módulos curtos, de fácil acesso, qualidade nas informações e eficiência na difusão das novidades trazidas com o uso do sistema de justiça. "Desenvolvemos um novo método, com redução de custos, atingindo mais pessoas que vão lidar com o sistema", conta o desembargador Medeiros. "Fomos buscar adaptações e soluções tecnológicas, de acordo com a implantação do eproc e parcerias em outras áreas como a DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação). Toda mudança exige capacitação e encontramos um método ideal, unindo mais qualidade com menor custo. Em vez de atender 20 alunos, levamos o eproc a 200, até 576 pessoas ao mesmo tempo", completa o desembargador.
 
O TJSC já iniciou a etapa de implantação do eproc nas competências cíveis. Atualmente, tramitam mais de 11 mil processos no novo sistema.
 
Saiba mais sobre o sistema eproc:
 
Classes e Assuntos:
 
O eproc foi concebido obedecendo a diretriz da Resolução n. 46, de 18 de dezembro de 2007, do Conselho Nacional de Justiça, a qual instituiu as Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário, cujo conteúdo encontra-se disponível no portal institucional do CNJ, com informações relevantes sobre cada classe e assunto, por exemplo competências, normas, artigos, glossário etc.
 
Consulta pública de classes:
 
https://www.cnj.jus.br/sgt/consulta_publica_classes.php
 
Consulta pública de assuntos:
 
https://www.cnj.jus.br/sgt/consulta_publica_assuntos.php 
 
Além disso, há informações de suporte ao usuário no portal do eproc (Clique aqui). Nele, o advogado, o promotor, o defensor público e demais usuários externos podem encontrar informações sobre vários temas, como a instalação dos navegadores adequados à utilização do eproc, quais unidades já trabalham com o sistema e quais as competências já inseridas, entre outras.
 
Custas Processuais:
 
O eproc inovou também quanto à forma de cálculo das custas iniciais. O sistema calcula o valor das custas iniciais e permite a emissão de boleto para pagamento de forma automática, logo após finalizadas as etapas do protocolo da petição inicial. Não há necessidade de qualquer solicitação às contadorias das comarcas.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.