Voltar Judiciário de SC tem novo sistema para admissão de estagiários no TJ e comarcas

Meritocracia será a pedra de toque

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, assinou resolução que disciplina o processo de seleção para admissão de estagiários no Poder Judiciário de Santa Catarina. A medida atende determinação do Conselho Nacional de Justiça, que, após inspeção no Estado, pregou a necessidade de realização de certames baseados no princípio da impessoalidade.

Fruto de estudos realizados ao longo dos últimos seis meses, com a participação de representantes da Diretoria de Recursos Humanos - DRH, Diretoria-Geral Judiciária - DGJ, Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI, Gabinete da Presidência e 1ª Vice-Presidência, a Resolução n. 5/2015-GP tem na meritocracia sua pedra de toque. Ela cria um cadastro on-line permanente e dinâmico, em que os próprios alunos das 54 instituições de ensino superior atualmente conveniadas com o Poder Judiciário devem acessar e providenciar suas respectivas inscrições.

Nesse espaço, os estudantes são responsáveis por informar dados relativos a seu desempenho acadêmico e indicar a unidade na qual pretendem estagiar. Uma fórmula foi criada para se atingir uma média ponderada de cada aluno, com avaliações que cruzam conceitos obtidos, número de disciplinas cursadas e fase em que se encontram. O sistema exclui pretendentes da primeira e da última fase de todos os cursos e estipula, ainda, um rodízio entre as universidades para preenchimento equitativo das vagas abertas. Em atenção aos preceitos legais, 10% delas serão destinadas a pessoas com deficiências.

Hoje, existem 2.700 vagas preenchidas por estagiários em toda a estrutura do Judiciário de Santa Catarina. Por fim, o processo seletivo criado pelo TJ tem vantagem significativa sobre outras alternativas ao apresentar custo zero para a instituição. Isso porque o sistema é todo automatizado e, após alimentado, procede de forma automática a todas as demais movimentações - inclusive os cálculos para distinguir acadêmicos concorrentes - que vão culminar no preenchimento da vaga em, no máximo, sete dias. A DRH adianta que, até o final deste mês, disponibilizará um manual de orientação para uso do sistema no Portal do Servidor. Para acessar a Resolução n. 5/2015-GP em inteiro teor, clique aqui.

 

Imagens: Ilustração/Heloísa Guarezi
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.