Voltar Judiciário de SC tem o desafio de migrar 17 milhões de documentos do eproc para o SEEU

A migração dos processos de execução penal do eproc para o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), entrou na reta final da segunda fase nesta semana. A previsão é que 17 milhões de documentos, peças processuais que constituem mais de 69 mil execuções penais em tramitação, sejam extraídos do eproc até a próxima sexta-feira (19/2). O Judiciário catarinense começou a migração das ações de execução penal para o SEEU em 25 de janeiro.

A primeira etapa encerrou na sexta-feira (12), quando os últimos dados de todos os processos de execução penal foram migrados do eproc para o SEEU. Os dados de uma ação, por exemplo, incluem a classe, o assunto e o número. "Até a tarde de sexta, superamos o volume de três terabytes de dados extraídos do eproc pela nossa equipe", comemorou o diretor em exercício da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Daniel Moro.

Política de Estado, com recursos do Ministério da Justiça, o SEEU possibilita que todos as unidades da federação façam a gestão eletrônica dos processos de execução. Além disso, as informações unificadas ficarão à disposição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que poderá apurar com precisão todos os dados das unidades prisionais.

Para dar conta do volume de trabalho, o PJSC montou uma força-tarefa de servidores e magistrados, com 117 colaboradores. Além disso, as equipes técnicas da empresa responsável pelo arquivo em nuvem e do CNJ também auxiliam na migração. "Para o encaminhamento das peças processuais ao ambiente do CNJ, encontramos duas soluções. Primeiro vamos extrair os documentos do eproc. Depois, colocaremos esses dados em um assinador digital para, posteriormente, disponibilizar em nuvem para o CNJ e concluir a migração", explicou o diretor em exercício da DTI.

Importante anotar que, apesar do SEEU ser um sistema do CNJ, o suporte de primeiro nível será dado por equipe específica do TJSC, seguindo o modelo do eproc.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.