Voltar Judiciário e parceiros discutem direito dos adolescentes com estudantes de Lages

Ouça o nosso boletim

A Vara da Infância e Juventude da comarca de Lages faz parte de um grupo integrado por órgãos de proteção e apoio a crianças e adolescentes que, atualmente, trabalha na revisão do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, nas questões relacionadas às medidas socioeducativas e ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Numa iniciativa inédita, os profissionais dessas instituições se encontraram com mais de 100 alunos da Escola Básica Municipal Mutirão para ouvir atentamente os desejos, dificuldades, anseios e expectativas desses estudantes e informar sobre os serviços prestados para garantia de seus direitos.

No bate-papo, houve a preocupação em falar sobre assuntos sérios e por vezes técnicos, numa linguagem simples e de fácil compreensão por parte dos adolescentes, alunos do 8º e 9º anos. “Foi uma ação muito interessante, na qual tivemos a participação da comunidade escolar e de todo o aparelhamento municipal. Deu muito certo. Os adolescentes se mostraram curiosos e interessados em saber sobre seus direitos e como funciona essa rede de proteção”, avalia a oficial da Infância Ana Emilia Vieira dos Santos Melchiors.

Os integrantes deste comitê puderam, ainda, esclarecer sobre o trabalho feito em cada órgão. “Esta é uma oportunidade de desmistificar a atuação da Justiça e mostrar que a Vara da Infância e Juventude é uma unidade acessível e de acolhimento”, reforça a servidora.

Esta foi a primeira ação nas escolas. A ideia é replicar em outras unidades, porém ainda não existem datas pré-agendadas. Os trabalhos são organizados pela Secretaria Municipal da Assistência Social com os serviços do CREAS 1, Serviço Vida Nova e Medidas Socioeducativas, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Conselho Tutelar, Fundação Cultural, Centro de Integração Empresa - Escola (CIEE), Promotoria de Justiça da Infância e Juventude e Vara da Infância e Juventude.

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.