Voltar Judiciário fecha Outubro Rosa com vídeo informativo para servidores e comunidade
Para fechar a campanha do Outubro Rosa com chave de ouro, a Diretoria de Saúde, através da WebTV do TJSC, produziu um vídeo em apoio ao movimento com uma retrospectiva das ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário e com uma série de informações e orientações de prevenção fornecidas pela mastologista e ginecologista Ana Rosa de Oliveira. O vídeo pode ser acessado no canal do PJSC no YouTube.
 
Durante todo o mês as comarcas mobilizaram-se em prol da causa, seja escolhendo um dia para usar rosa e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, seja iluminando a fachada dos prédios, realizando palestras ou distribuindo panfletos e laços rosa.
 
Nesta última semana, as comarcas de Urussanga, Rio do Sul, Rio Negrinho, São José do Cedro, Caçador, São Carlos, Criciúma, Blumenau, São Miguel do Oeste, São João Batista e Taió literalmente vestiram a causa e posaram para fotos. Em São Carlos foram distribuídas flores cor-de-rosa aleatoriamente para algumas mulheres durante todo o mês de outubro.
 
Em Blumenau, além da iluminação rosa da fachada, houve doação de lenços e de roupas para o brechó da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) do município, e foi ministrada uma palestra para os servidores por voluntários da rede. A necessidade de mudar hábitos foi um dos destaques da conversa. Os lenços arrecadados durante este mês na comarca de Blumenau serão destinados a mulheres que passam por tratamento e são acompanhadas pela Rede Feminina, e as roupas doadas pelos servidores serão levadas para o brechó beneficente da instituição.
 
Palestra também foi o mote da companha de Jaraguá do Sul, que trouxe a farmacêutica bioquímica e também voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer Magda Helena Ferraza.
 
Adiantando-se ao mês que se aproxima, a comarca de Criciúma já integrou a campanha do Novembro Azul, que alerta para a prevenção do câncer de próstata, à do Outubro Rosa. No início do mês foi distribuído pela sede da comarca material do Outubro Rosa e do Novembro Azul intitulado "Eu me amo, eu me cuido" e realizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Criciúma. Diversos cartazes foram espalhados pelo Fórum com mensagens para alertar a população, enquanto servidores receberam informações sobre hábitos saudáveis que previnem o câncer. Além disso, foi promovida uma campanha de arrecadação de lenços e gorros, que serão doados para instituições de apoio a pessoas em tratamento oncológico.
 
Para a juíza Eliza Maria Strapazzon, diretora do foro e titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Criciúma, o Outubro Rosa traz à tona vários assuntos relevantes sobre o câncer de mama e deve sempre ser amplamente divulgado. "Desde bons hábitos, prevenção e diagnóstico precoce até acesso às formas de tratamento e medicação. As mulheres devem ter o direito e a segurança de poder realizar seus exames e também receber tratamento adequado", reflete a juíza.
Imagens: Divulgação comarcas
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.