Voltar Judiciário quer engajar sociedade no combate à evasão escolar na comarca de Caçador

Ouça o nosso boletim

O abandono do ensino em Caçador, no meio-oeste do Estado, é uma preocupação do Judiciário há pelo menos quatro anos. Com a pandemia, o cenário da evasão escolar no município se acentuou. Em recente visita à Câmara de Vereadores, a juíza Lívia Francio Rocha Cobalchini, da Vara da Família, Infância e Juventude da comarca local, destacou novamente o tema e levantou a necessidade de uma discussão coletiva sobre o assunto. Nesta sexta, dia 5, a magistrada participa de uma audiência pública proposta pelo Legislativo municipal.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. A magistrada reforça que a responsabilidade em garantir esse direito é da família, sociedade e Estado. “Os legisladores são os representantes legítimos da população, e a Câmara de Vereadores é o local ideal para essa conversa. Temos que ampliar o debate e buscar ações conjuntas”, destaca.

A audiência pública é promovida pela Comissão de Educação. Presidente da comissão, o vereador Clayton Zanella diz que o objetivo é discutir as estratégias de combate à evasão escolar no município. “Vamos debater possíveis motivos para a elevação destes números nos últimos anos e definir diretrizes visando o fortalecimento da rede de apoio e um maior envolvimento do Poder Público e da comunidade no combate a esta problemática.”

Imagens: Divulgação/Freepik
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.