Voltar Juiz Buch palestrará em evento nacional sobre alternativas penais ao encarceramento

O juiz João Marcos Buch, responsável pela Vara de Execuções Penais da comarca de Joinville, participa no dia 26 de abril de um talk show durante a programação do curso "Formação em Alternativas Penais - Novas Abordagens para uma Política Efetiva", que acontece na última semana de abril em formato virtual. A participação do magistrado catarinense está programada para acontecer às 9h30, com o tema "A interinstitucionalidade como condição para a redução do encarceramento de pessoas via alternativas penais". 

"Estou muito honrado com este convite. Em minha participação, destacarei um olhar crítico sobre o sistema prisional, ao lado de práticas que podem contribuir para a desconstrução da cultura do encarceramento em massa no país. Acredito que o convite foi feito em razão do tempo em que estou na execução penal e das experiências adquiridas ao longo dos anos pelos lugares onde já andei. Fico a pensar que caminhos devem ser abertos para os mais novos, observando que há muitos colegas em Santa Catarina cujo trabalho é louvável", destaca o magistrado.

Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio do programa Fazendo Justiça, o evento envolverá a qualificação das políticas e serviços desenvolvidos pelos tribunais de justiça e Poder Executivo, com ênfase na capacidade de promover o desencarceramento e enfoque na diversidade dos serviços locais, metodologias de acompanhamento e boas práticas em todo o país. Serão discutidas as melhores práticas em alternativas penais e como replicar experiências bem-sucedidas em cenários diferentes, e como o campo está se atualizando em combinação com outras políticas penais.

A programação reúne especialistas, magistrados e gestores de todas as regiões do país, que irão compartilhar caminhos possíveis para uma política efetiva a partir da experiência acumulada pelo programa. O evento será realizado por meio da plataforma Cisco Webex, com emissão de certificado aos participantes. 

Esta é a segunda rodada da formação nacional sobre a temática, com edição destinada a servidores e profissionais com atuação na área em varas criminais e centrais integradas de alternativas penais nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento vai acontecer de 26 a 30 de abril, no horário das 9h às 12 horas. As vagas são limitadas. 

Mais informações da programação do evento em https://www.cnj.jus.br/agendas/formacao-em-alternativas-penais-novas-abordagens-para-uma-politica-efetiva-regiao-sul/#:~:text=26%20de%20abril%20de%202021%20%2D%2030%20de%20abril%20de%202021&text=Esta%20%C3%A9%20a%20segunda%20rodada,e%20Rio%20Grande%20do%20Sul.

Imagens: Divulgação/CNJ
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.