Voltar Juiz catarinense palestrará em congresso sobre literatura e história pessoal

Projeto Reeducação do Imaginário será o tema

O juiz Márcio Umberto Bragaglia, titular da Vara Criminal da comarca de Joaçaba, palestrará no próximo dia 21 de outubro no Congresso Nacional de Literatura e História Pessoal - Conalit. Ele vai discorrer sobre suas experiências com a literatura clássica, como instrumento de fortalecimento do caráter aplicado ao Projeto Reeducação do Imaginário, implementado e em pleno desenvolvimento  na Vara Criminal daquela comarca.

O projeto consiste em uma tentativa de educação da imaginação moral de apenados (presos condenados que cumprem pena nos regimes fechado e semiaberto ) via leitura e reflexão sobre obras clássicas da literatura universal. Segundo o magistrado, o projeto, que já alcança o 15º livro (Os Noivos, de Alessandro Manzoni), é inspirado no trabalho do filósofo Olavo de Carvalho e apresenta impressionantes resultados, inclusive no campo da redução da reincidência.

A programação completa do evento, que inclui palestras de diversos escritores e críticos, entre eles o poeta Ângelo Monteiro e o crítico literário Rodrigo Gurgel, está disponível no site www.conalit.com.br, onde também podem ser feitas as inscrições gratuitas para o congresso, que será transmitido pela internet entre os dias 20 e 26 de outubro de 2014.

 

Imagens: Divulgação/Comarca de Joaçaba
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.