Voltar Juiz e pesquisadores discutem 'Invisibilidade e branquitude no PJ' em live nesta quinta

A invisibilidade e a branquitude no Poder Judiciário serão debatidas em uma live promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid) e o Grupo de Trabalho (GT) Diversidades, do PJSC, nesta quinta-feira (20/10), às 19h.

A psicóloga Lia Vainer Schucman e o historiador Willian Luiz da Conceição abordam o assunto sob a mediação do juiz Edison Alvanir Junior. O evento faz parte da campanha "Liberdade Religiosa e Respeito às Diversidades no PJSC", que exibe uma série de lives em outubro e novembro.

Em janeiro deste ano, o Conselho Nacional de Justiça publicou uma resolução que instituiu a Política Nacional de Promoção da Liberdade Religiosa e Combate à Intolerância no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.

Assinada pelo então ministro Luiz Fux, a resolução ressalta que “cabe ao Poder Judiciário e a todos os seus órgãos o dever de educar, formar e aperfeiçoar seus membros, com o objetivo de democratizar suas ações e políticas judiciárias, permitindo a prestação de um serviço público mais igualitário e eficiente”. A partir daí foi concebida a campanha. A live será transmitida no canal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina no YouTube.

Mediador

Edison Alvanir Junior é juiz de direito, mestrando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em dupla titulação com o curso de Master in Data Protection, Cybersecurity and Digital Forensics, da Universidade de Perugia, com linha de pesquisa em racismo e inteligência artificial. É professor da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina, na disciplina de Processo Penal, e coordenador executivo do GT Diversidades do TJSC.

Debatedores:

Lia Vainer Schucman é doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ativista antirracista  e pesquisadora de psicologia e relações étnico-raciais. Autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo” (Veneta 2020) e "Famílias Inter-raciais: tensões entre cor e amor" (EDUFBA, 2018).

Willian Luiz da Conceição é historiador formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e mestre em Antropologia Social pela UFSC. Atualmente, é doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-funcionário da OIM, Agência das Nações Unidas para as Migrações. Autor do livro "Branquitude: dilema racial brasileiro" (Papéis Selvagens, 2020).

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.