Voltar Juiz explica o trabalho realizado pela Vara de Direito Militar da comarca da Capital

O Justiça Legal - JL desta semana apresenta uma entrevista com o juiz Marcelo Pons Meirelles, que responde pela Vara de Direito Militar da comarca da Capital. Competente para julgar crimes praticados por bombeiros e policiais militares em todo o Estado, o magistrado esclarece os objetos do julgamento e em qual momento tais processos são encaminhados para a unidade. Ele também fala sobre projetos para a Vara, sua composição e formas de julgamento, avaliadas de acordo com o tipo de crime.

Em matéria especial, o JL aborda a remição da pena através da leitura de livros. Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro, divulgada em 2016, revelou que o brasileiro médio lê quatro livros por ano. Há no entanto, neste universo, um público que foge à regra: os detentos nos presídios brasileiros, que chegam a ler mais de 10 livros ao ano. A prática é, a princípio, adquirida como forma de diminuir as penas mas, com o tempo, se transforma em prazer e meio de reavaliar atitudes perante o mundo.

O programa foi até o presídio Santa Augusta, no sul de Santa Catarina, onde quase 200 presos, entre homens e mulheres, beneficiam-se da remição da pena pela leitura. A equipe de reportagem também esteve em Nova Veneza, pequena cidade de forte colonização italiana localizada no sul do Estado e que, nesta época do ano, atrai turistas de diversas partes do país que vão conhecer o "Carnevale di Venezia", uma réplica do autêntico carnaval da cidade italiana.

O Justiça Legal é apresentado aos sábados, às 19 horas, na TV Justiça. Integra também a grade da TV Floripa e da TV Câmara de Blumenau. Na TV Floripa (canal 4 da Net), vai ao ar todas as sextas-feiras às 18 horas, e na TV Câmara de Blumenau (canal 14 da Net) às 23h10min. Nesta última emissora, a edição é reprisada na segunda-feira às 23h55min, na quarta-feira às 11h30min e na quinta-feira às 12 horas e às 13h15min. O Justiça Legal também pode ser visto no canal do TJ no YouTube e no site jurídico Jus Catarina.

Imagens: Divulgação/JL
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros e Daniela Pacheco Costa
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.