Voltar Juiz fala sobre direito e saúde em seminário da Rede Cegonha na Serra Catarinense

O juiz Alexandre Takaschima, titular da 2ª Vara Criminal da comarca de Lages, proferiu a palestra inaugural do 1º Seminário da Rede Cegonha, realizado nesta semana naquela cidade, oportunidade em que abordou o tema "Direito e Saúde". O trabalho da Rede Cegonha em Lages e região já existe há seis anos e se constitui em referência para o Estado.

O evento serviu para apresentar experiências exitosas na região, antiga detentora de um dos piores indicadores no Estado de mortalidade infantil e que hoje apresenta números comparáveis aos de primeiro mundo. Em seu discurso, o juiz Takaschima, que tem entre as competências de sua unidade a violência doméstica, fez um apanhado de fatos históricos sobre o direito à saúde, apresentou histórias de mulheres grávidas vítimas de violência e da falta de assistência médica em casos judicializados.

Buscou, além disso, promover uma reflexão entre os presentes com base nas atividades do movimento da Justiça Restaurativa, com perguntas estimuladoras para o debate. Ao falar da Rede Cegonha, parabenizou a equipe pela dedicação e avanços conquistados. Quando a Rede iniciou as atividades, eram 25 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas. Atualmente, o número baixou para um dígito."Mesmo tendo resultados muito bons, acredito que a Rede pode aumentar com inclusão de novos parceiros. Estou disposto a aprender mais, possibilitar essa aproximação com o Judiciário e contribuir de alguma forma", comprometeu-se.

O programa do Ministério da Saúde busca assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério, e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis. Participaram do evento representantes do poder público municipal, estadual, Conselho Regional de Enfermagem, hospitais, estudantes e professores universitários.

 

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.