Voltar Juiz pratica karatê para garantir saúde física e mental na atividade profissional

O juiz Ricardo Machado de Andrade, titular da 2ª Vara Cível da comarca de Criciúma, alcançou neste fim de semana aprovação nos exames regulares à categoria de faixa-preta 2º Dan de Karatê. O magistrado, praticante há quase 12 anos da arte marcial japonesa no estilo Shotokan, já havia alcançado a faixa-preta 1º Dan em 2012. Este ano, o juiz intensificou os treinamentos para participar novamente do exame de graduação superior, promovido anualmente pela Federação Catarinense de Karatê (FCK) e pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK). 

Com provas teóricas e práticas, o exame recebe karatecas de todo o Estado e do país. De 27 candidatos em busca do 2º Dan, participaram somente o magistrado e outro praticante. No karatê, a faixa-preta é dividida em graduações do 1º ao 10º Dan e, para alcançar o próximo nível, é necessária a aprovação em provas, além do cumprimento de um intervalo de anos estipulado entre cada prova de graduação. 

O juiz, que já sofreu pequenas lesões na prática da arte marcial, garante que isso nunca o impediu de exercer plenamente suas funções na magistratura e que o karatê contribui muito para sua saúde física e mental, bem como para sua atuação profissional. "A prática do karatê é um momento de lazer e terapia para mim, é necessário foco total e dedicação, por isso esta conquista representa tanto neste momento", avalia. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Criciúma
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.