Voltar Juíza avalia bem home office e já elabora planejamento para 2021 na comarca de Chapecó

A juíza Maira Salete Meneghetti, titular da 4ª Vara Cível e diretora do Foro da comarca de Chapecó, promoveu nesta semana uma avaliação dos trabalhos realizados neste ano em home office e explanou sobre a expectativa e planejamentos para a continuidade em 2021 após o período de recesso, que acontece de 20 de dezembro a 6 de janeiro de 2021 com abrangência em todo o Judiciário estadual.  

"Este foi certamente um ano atípico, no qual adotamos muitas medidas de segurança e sanitárias que não imaginávamos, novos hábitos de higiene e aprendizados como o home office. Sentimos menos o impacto porque a maioria dos nossos processos já era eletrônica e tramitava em meio digital. Embora alguns processos físicos ainda existissem, já não representavam mais a maioria e isso facilitou muito o trabalho em casa", destacou a juíza.

Segundo Maira, a avaliação é que as alternativas encontradas no período de pandemia se mostraram viáveis, como as audiências por videoconferência, chamadas de vídeos, aplicativos ou mesmo pelo sistema de videoconferência que o Tribunal de Justiça disponibilizou para as comarcas. A juíza salientou ainda que alguns atendimentos que não poderiam ser feitos de forma virtual foram retomados com adoção de todos os princípios de segurança. "É possível manter a mesma qualidade do trabalho presencial trabalhando em casa, com alguns benefícios adicionais porque podemos acompanhar de modo mais efetivo as atividades envolvendo família e filhos, sem que isso represente prejuízos ao trabalho forense", pontuou.

Acerca das expectativas para 2021, a magistrada enfatizou que o Tribunal de Justiça já regulamentou por meio de resolução a manutenção do home office mesmo após a pandemia e que o retorno vai ocorrer de forma gradativa e mista. "Ao mesmo tempo em que os atos que não podem ser feitos virtualmente serão retomados, aqueles que podem vão continuar sendo feitos de forma virtual. Chegamos ao final do ano com a expectativa superada tanto em relação à dinâmica do nosso trabalho como em termos de eficiência e produtividade. A avaliação é muito positiva", finaliza.

Durante o período de recesso de fim de ano, as unidades judiciais permanecerão em serviço de plantão aos jurisdicionados, para análise de medidas judiciais urgentes. O contato para o plantão em Chapecó é (49) 98404.8434.

Imagens: Divulgação/Arquivo TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.