Voltar Juizado Especial de Lages finaliza novo mutirão de conciliação com boa expectativa

O Juizado Especial Cível da comarca de Lages encerra nesta sexta-feira (13/12) mais um Mutirão da Conciliação realizado por aquela unidade jurisdicional neste ano. Foram pautadas para este período cerca de 300 audiências de conciliação com assuntos de natureza diversa, alguns relacionados a cobranças. Nestes casos, participam empresas integrantes do projeto-piloto de Juizado Empresarial.

Uma empresa catarinense de planos de saúde, que encerrou as atividades na cidade de Lages, foi parte em mais 35 processos. Os defensores permaneceram na comarca por dois dias para realização das audiências. Os segurados buscavam soluções como migração de plano, reembolsos, pagamento de mensalidade e cancelamento de contrato por exemplo.

"Tivemos bons resultados. Conseguimos acordo na maioria dos casos. Ouvimos muito e vamos levar as informações para a empresa. Esse retorno irá ajudar, inclusive, a melhorar o atendimento em outras unidades", avalia o advogado Pedro Braga.

Para o juiz Silvio Orsatto, titular da unidade, encontrar a solução mais justa num processo de diálogo é positivo para todos. "Até então, os resultados são ótimos. Temos uma equipe qualificada e comprometida com o bom atendimento das pessoas e focada na resolução dos conflitos".

Empresas que integram o projeto do Juizado Empresarial também têm a oportunidade de buscar acordo com credores por meio da conciliação. Entre elas, há estabelecimentos do ramo do vestuário, materiais de construção e moveleiro.

Na campanha nacional promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em novembro, o JEC alcançou 100% de acordos entre os devedores que participaram das audiências de conciliação. "Nossas experiências estão sendo muito boas. Nos mutirões, os empresários conseguem propor parcelamento de dívidas, para eles até então perdidas, e os devedores se comprometem em honrar os compromissos conforme suas possibilidades", destaca o magistrado.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.