Voltar Juízes compartilham boas práticas implementadas nas Varas da Infância e Juventude

Juízes e servidores membros da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij/TJSC) compartilharam as boas práticas aplicadas nas Varas da Infância e Juventude de todo o Estado. Esta foi a principal pauta da primeira reunião do ano do conselho consultivo da coordenadoria, realizada nesta sexta-feira (5/4) na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

A coordenadora estadual da Infância e Juventude, desembargadora Rosane Portella Wolff, explica que "o conselho tem conseguido atender efetivamente seus objetivos ao ouvir a realidade das comarcas, oportunidade em que pode trazer as dificuldades dos magistrados e, também, valorizar e motivar seus trabalhos".

Os magistrados trataram, ainda, de projetos específicos da Ceij, como a implantação do depoimento especial; o desenvolvimento do programa Novos Caminhos; e a política da Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário catarinense. Além dessas pautas, foi discutida a construção do projeto de prevenção e combate aos crimes cibernéticos e de prevenção à violência doméstica contra crianças e adolescentes.

Para o juiz Rodrigo Tavares Martins, "os contatos pessoais nesses encontros melhoram muito os procedimentos e fazem avançar os projetos, o que contribui para desburocratizar as ações para quem está na linha de frente da prestação jurisdicional".

O conselho consultivo da coordenadoria é formado pelos juízes que atuam na área da Infância e da Juventude e tem como finalidades principais funcionar como referência institucional de comunicação entre o primeiro e o segundo grau em prol de uma gestão integrada, além de compartilhar experiências, iniciativas, resultados e aprendizados para entendimento das peculiaridades deste cenário específico do Estado.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.