Voltar Júri simulado encerra a programação de aniversário da comarca de Jaraguá do Sul

Evento julgará ação verídica, de 1952

Um júri popular simulado encerra o calendário de eventos alusivos às comemorações de 80 anos de instalação da comarca de Jaraguá do Sul. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 13/8, às 19 horas, no Museu Histórico Emílio da Silva. O ato simulado será presidido pela juíza Anna Finke Suszek, com a participação de acadêmicos de direito na sala de exposições temporárias Amadeus Mahfud, onde eram realizadas as sessões do júri até 1981.

O evento, aberto ao público, terá como tema um caso verídico do ano de 1952, que envolveu o julgamento de uma parteira, responsável por um aborto que acabou vitimando a gestante. Na época, a parteira foi absolvida. "Acusação e defesa estarão sob a responsabilidade de acadêmicos de direito, e os sete jurados serão escolhidos da plateia", explica a juíza.

Há cerca de dois anos na comarca, a juíza disse estar feliz em participar das comemorações dos 80 anos da unidade, instalada oficialmente em 10 de maio de 1934, e destacou a importância do júri simulado. "Trata-se de uma maneira de incluir os acadêmicos de direito, futuros profissionais do Poder Judiciário, e mostrar-lhes um pouco das oito décadas de atuação desta instituição", disse. "Rito, procedimento, vestimentas, legislação e vocabulário continuam os mesmos, com poucas alterações; o que muda é a época e a importância que as pessoas de hoje dão a esta problemática social", avalia.

O presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Sidnei Marcelo Lopes, destacou que o retorno da sessão de júri, mesmo que simulada, é uma forma de valorizar e reafirmar a importância histórica que o local teve para a cidade. As comemorações da comarca iniciaram em 5 de maio e contaram com a parceria da Fundação Cultural e da Câmara de Vereadores local. O Museu Histórico organizou um espaço museográfico, com peças que retratam a história do Judiciário da cidade, enquanto o Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel elaborou painéis sobre fatos que marcaram a história da comarca.
 

Imagens: Divulgação/Comarca de Jaraguá do Sul
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.