Voltar Júris em comarcas do norte e sul de SC condenam jovens réus por morte e lesões
Um jovem de 22 anos foi condenado a oito anos e oito meses de reclusão, em regime semiaberto, após júri popular realizado nesta semana em Joinville. O rapaz era acusado de tentativa de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e exposição a risco de terceira pessoa, além de lesão corporal leve.  Em depoimento, o réu confirmou participação no episódio, ocorrido em maio de 2016 no bairro Jardim Paraíso.
 
Na oportunidade, admitiu ter efetuado vários disparos de arma de fogo, mas com o intuito de se defender de três outros rapazes, também armados, com quem mantinha desavenças por serem de outro bairro.  Dos vários disparos efetuados pelo réu, dois acertaram a cabeça de um rapaz, que também estava armado. A segunda vítima foi uma garota, menor de idade, que saía da escola quando foi atingida por um tiro na perna. Os dois jovens atingidos receberam rápido atendimento médico e sobreviveram ao ataque. 
 
Em depoimento ainda na delegacia de polícia, o réu afirmou que, dois dias antes do ocorrido, indivíduos efetuaram disparos de arma de fogo contra a residência de sua mãe e o ameaçaram numa rede social, motivos pelos quais passou a andar armado pela cidade. A sessão, realizada na última quinta-feira (7/3), foi presidida pelo juiz Gustavo Aracheski, titular da Vara do Tribunal do Júri da comarca de Joinville.
 
Já em Laguna, no sul do Estado, sessão do Tribunal do Júri realizado nesta semana resultou na condenação de um homem a pena de 16 anos de reclusão por homicídio duplamente qualificado. Segundo a denúncia, o crime aconteceu em fevereiro de 2017, no bairro Progresso, na cidade-sede da comarca. A vítima, um jovem de 22 anos, caminhava pela rua quando e foi surpreendida por disparos de arma de fogo.
 
A motivação do crime seria vingança, visto que a vítima teria dito, para membros da organização criminosa que ambos participavam, que o irmão do réu havia prestado depoimento para a polícia e o apontado como autor de um crime ocorrido em 2015. Após isto, o autor do crime e seu irmão passaram a ser pressionados e sofrer represálias por parte de outros criminosos. O réu, de apenas 22 anos, foi condenado por homicídio duplamente qualificado - por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. Ele estava preso, desde agosto de 2017, na Unidade Prisional Avançada de Laguna.
Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.