Voltar Justiça condena grupo que roubou cofre e torturou vítimas durante assalto em Lages

A Justiça condenou cinco homens acusados de associação criminosa, roubo, corrupção de menores e porte ilegal de arma de fogo. Todos envolvidos em um assalto a residência em Lages, na Serra Catarinense, em janeiro deste ano. Um deles é parente das vítimas e teria passado a informação de que na casa havia a quantia de R$ 700 mil, porém, ao abrirem o cofre já em outra cidade, constataram que o montante se resumia a R$ 45 mil. A decisão do juiz Alexandre Takaschima foi prolatada nesta semana.

O grupo planejou a ação com base nas informações do familiar das vítimas. Sabiam a rotina, os bens que possuíam e onde ficava o cofre e o dinheiro que pretendiam subtrair. Para acessar a propriedade, um casal, formado por um dos réus e uma adolescente, simulou interesse em alugar o imóvel. Com a resposta de que não existia nada para locação, pediram para usar o banheiro e tomar um copo de água.  Armados, anunciaram o assalto.

Outro homem, também armado, entrou na casa. Eles agrediram, amarraram e ameaçaram as vítimas de morte. Para obrigar a mãe a falar onde estava escondido o cofre e a senha, praticaram "roleta-russa" com o filho. Sem o código, arrancaram o cofre do armário e fugiram no carro da mulher. Enquanto isso, outros dois homens aguardavam na rua lateral para auxiliar na fuga. No Litoral Norte, outro acusado abriu a caixa de metal e fez a divisão do dinheiro.

Por associação criminosa, roubo, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores, o homem que acompanhava a adolescente foi condenado a 20 anos de reclusão. O acusado que entrou depois do casal foi condenado pelos mesmos crimes, no total de 15 anos de reclusão. Um dos réus que esperavam do lado de fora recebeu a condenação de 18 anos. O que abriu e se desfez do cofre, de 21 anos. A condenação para o parente das vítimas foi de 17 anos, por associação criminosa e roubo.

Em relação à adolescente, o processo tramita em segredo de justiça na Vara da Infância e Juventude da comarca de Lages. O outro homem, que dirigiu o carro usado na fuga, está com mandado de prisão aberto. Há possibilidade de recurso ao Tribunal de Justiça.  

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.