Justiça do Acre, na fronteira com Peru e Bolívia, busca exemplo de segurança em SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Justiça do Acre, na fronteira com Peru e Bolívia, busca exemplo de segurança em SC
14 Junho 2019 | 12h09min
A atuação do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina poderá servir de referência ao Poder Judiciário do Acre. Detalhes da estrutura e das atividades desenvolvidas pelo NIS foram compartilhados nesta semana com o desembargador Samoel Evangelista, membro do Tribunal de Justiça daquele Estado.
 
Em visita a Florianópolis para acompanhar o 45º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), o magistrado acreano aproveitou a oportunidade para conhecer de perto o trabalho de segurança desenvolvido no Judiciário de Santa Catarina. No encontro, o presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço, destacou o profissionalismo dos integrantes e o aparato à disposição do núcleo. O resgate de uma servidora desaparecida por mais de um ano, solucionado na semana passada em Itajaí, também foi lembrado como um exemplo dos resultados alcançados pelo NIS. 
 
Segundo o desembargador Samoel Evangelista, foi o emprego da Inteligência nas ações de segurança do TJSC que despertou o interesse de buscar exemplos para o Tribunal de Justiça do Acre. Evangelista tomou conhecimento do trabalho feito em Santa Catarina a partir de uma palestra do presidente Rodrigo Collaço em Brasília. Como o Acre divide fronteiras com o Peru e a Bolívia, o desembargador do Poder Judiciário acreano observa que há intensa disputa de facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas na região.
 
Houve momentos, diz Evangelista, que juízes e desembargadores tiveram de trabalhar frente a ameaças. "A preocupação com a segurança dos magistrados é essencial. Não podemos julgar bem, ter um bom desempenho, seja dos órgãos de segurança ou do Poder Judiciário, se não tivermos um magistrado com a sensação de segurança. As organizações criminosas são uma realidade no país", avaliou o magistrado. A audiência ocorreu na tarde da última quarta-feira (12/6).

Copiar o link desta notícia.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080