Voltar Justiça Eleitoral de SC recebe homenagem da Alesc por seus 90 anos de atividades

A Justiça Eleitoral catarinense recebeu uma homenagem pela passagem de seus 90 anos em solenidade realizada na noite da última quarta-feira (12/4) no plenário Deputado Osni Régis, sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

Compuseram a mesa de honra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), desembargador Leopoldo Augusto Brüggeman; a vice-presidente e corregedora regional eleitoral eleita, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta; o procurador-geral do Estado, Márcio Luiz Fogaça Vicari; o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol; João José Ramos Schaefer, ex-presidente do Tribunal; Gonsalo Ribeiro, diretor-geral; e o autor do requerimento para a sessão especial e presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal.

Também estiveram presentes os demais juízes do TRE-SC: Sebastião Ogê Muniz, Jefferson Zanini, Otávio José Minatto, Willian Medeiros de Quadros, Flávio Pinheiro Neto e Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, bem como ex-presidentes e ex-juízes e juízas do Tribunal, além de servidoras e servidores da Justiça Eleitoral.

Pronunciamentos

Ao abrir a cerimônia, o presidente da casa legislativa cumprimentou os integrantes do TRE-SC, incluindo os colaboradores, mesários e voluntários que sempre participam das eleições, saudando todos em nome dos 40 parlamentares da Alesc.

“Lembro-me bem da primeira eleição para prefeito e vereadores com a urna eletrônica em Cunha Porã, no ano de 2000. Fui o primeiro prefeito eleito com o voto eletrônico em meu município, e aquela mudança foi incrível para a comunidade porque o resultado aconteceu num espaço de tempo muito rápido entre o encerramento da votação e o anúncio do resultado final”, relembrou o deputado Mauro de Nadal.

O presidente do TRE-SC iniciou seu discurso com um agradecimento a todos os integrantes do Tribunal pelos trabalhos realizados. Ele relembrou a trajetória da Justiça Eleitoral, criada com a edição do primeiro Código Eleitoral, em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto n. 21.076.

Para retratar a complexa tarefa de promover eleições em Santa Catarina, ele citou que são necessárias mais de 27 mil atividades de planejamento encadeadas, que envolvem um verdadeiro exército de pessoas. “Mobilizamos um contingente muito grande para podermos viabilizar o pleito eleitoral como se espera: com transparência e lisura”, frisou.

Homenagens

Em reconhecimento à excelência na organização e realização de eleições íntegras, seguras, transparentes, confiáveis e rápidas, e pela importante contribuição para o fortalecimento da democracia, a Alesc homenageou o TRE-SC com a entrega de uma placa.

Outra placa de homenagem foi entregue ao desembargador Leopoldo Brüggeman pelos trabalhos prestados na condução do TRE-SC no período que contemplou o marco histórico de 90 anos da Justiça Eleitoral. Pelo agraciamento pessoal, o presidente do TRE-SC declarou: “Nós estamos na instituição, mas a instituição fica e nós vamos embora como já aconteceu com nossos ex-colegas. E ela vai ficar cada vez mais forte porque as pessoas que são arregimentadas para o Tribunal Regional Eleitoral, como todo o nosso Tribunal, são de primeira classe e primeira qualidade.”

Confira a íntegra da Sessão Especial em homenagem aos 90 anos da Justiça Eleitoral catarinense (com informações da Ascom do TRE/SC).

Imagens: Divulgação/TRE-SC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.