Voltar Justiça interdita UPA de Porto União após confirmação de 67 casos de Covid no local

A juíza Letícia Bodanese Rodegheri, titular da Vara Criminal da comarca de Porto União, decretou na tarde desta segunda-feira (1º/3) a interdição total da Unidade Prisional Avançada (UPA) daquela cidade, após a confirmação de 67 casos de Covid-19 no interior do estabelecimento penal. Segundo detalhou a magistrada, que também é a corregedora do presídio, a interdição é temporária, com prazo de 30 dias. Nesse período, esclareceu, está proibido o ingresso de reclusos, sejam eles provisórios ou definitivos.

Além disso, ficam prorrogados os períodos das atuais saídas temporárias aos apenados que se encontram em gozo do benefício, com o retorno postergado para a partir de 31 de março deste ano, a fim de evitar o contato com os demais internos. De acordo com a magistrada, a interdição da unidade prisional por um mês tem a finalidade de melhorar o controle e tratamento dos detentos positivados para SARS-COV-2, além do monitoramento dos casos negativos e de ajustes técnicos.

"A decisão foi tomada em conjunto, nesta segunda-feira, após reunião emergencial com a direção da unidade e com o promotor de justiça, e após parecer técnico da Secretaria de Saúde do Município de Porto União, a fim de evitar a disseminação do contágio", destaca a juíza. Atualmente, a UPA abriga 148 detentos. Ainda, segundo a magistrada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os detentos positivados já estão devidamente medicados e apresentam sintomas leves. A portaria foi devidamente encaminhada para todas as autoridades e órgãos relacionados com o sistema prisional.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.