Voltar Justiça Restaurativa de Lages pede diálogo e chama para discussão nos Círculos do CEU

O projeto "Círculos no CEU", que acaba de completar três meses, já alterou a rotina na praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), ao lado do Ginásio Jones Minosso, em Lages, na Serra Catarinense. Em uma iniciativa do Polo de Justiça Restaurativa de Lages, sob a coordenação do juiz Alexandre Takaschima, semanalmente um grupo de 20 pessoas ali se reúne para exercitar a conversa em círculos e discutir questões ligadas ao autoconhecimento e às formas de comportamento e reação em momentos de dor, raiva ou luto.

Diferente do que ocorre na área da educação e nos casos de violência doméstica, os encontros não são conflitivos, ou seja, não existem agressor e vítima. A intenção é incentivar o estabelecimento de uma comunicação não violenta e um diálogo pacífico. "O foco é no ser humano. Falamos muito das emoções. Existe a troca de experiências, não há julgamento e nada sai do grupo. É um espaço importante de reflexão", garante Takaschima, ao acrescentar ainda que a dinâmica é sigilosa.

A primeira meia hora de cada encontro é dedicada ao acolhimento de novos integrantes. Só depois ocorre a dinâmica.  Não é pré-requisito a participação em encontros anteriores. A comunidade pode se integrar ao grupo em qualquer momento. Para isso, basta se inscrever por meio das redes sociais Instagram e Facebook do Polo de Justiça Restaurativa de Lages (@jrpololages). Os próximos encontros estão marcados para esta quinta-feira (22/8), às 19h, e na próxima segunda-feira (26), no mesmo horário.  

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.