Voltar Justiça veste cor-de-rosa para demonstrar importância da prevenção ao câncer de mama

Solidariedade é a palavra-chave

As comarcas catarinenses, vencida a primeira quinzena de outubro, continuam a demonstrar forte engajamento na campanha Outubro Rosa, movimento mundial iniciado nos Estados Unidos a partir de 1997, que visa estimular a população, empresas e entidades a unir-se no trabalho de conscientização para a importância do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama e de colo uterino. Para tanto, todos devem utilizar a cor rosa em vestes, utensílios e edificações em geral.

A comarca de Jaraguá do Sul, por exemplo, mobilizou seus colaboradores para assistirem a palestra sobre o câncer de mama no último dia 9, no auditório do Fórum, em evento que contou com a colaboração da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A participação foi maciça e houve ainda a distribuição de material de apoio aos interessados, com informações básicas sobre prevenção.

Em Gaspar, com o apoio do juiz Rafael Germer Condé, diretor do Foro, houve grande adesão dos servidores, que em sua maioria adquiriram camisetas alusivas à campanha diretamente da Rede Feminina de Combate ao Câncer daquela cidade. Além disso, foi promovida uma campanha para doação de lenços em favor das pacientes que enfrentam o tratamento do câncer de mama e seus efeitos colaterais. Por fim, a iluminação externa da unidade jurisdicional foi alterada para privilegiar a tonalidade rosa em seu frontispício.

 Igualmente engajados estão os servidores da comarca de Campo Erê. Este é o segundo ano em que o Fórum é iluminado de rosa durante outubro, em verdadeira referência da campanha no município. Além da iluminação, neste ano inovou-se com a confecção de camisetas alusivas ao tema, as quais são usadas duas vezes por semana pelos servidores e colaboradores durante as atividades forenses. Adiantados, os servidores já começam a se preparar para participar de forma efetiva da próxima campanha, o "Novembro Azul", que estimula a prevenção ao câncer de próstata. 

Atitude semelhante àquela adotada pelo quadro funcional da comarca de São Lourenço do Oeste, engajado nas duas campanhas. Foram confeccionadas camisetas temáticas, que serão usadas pelos servidores daquela unidade por vários dias na semana durante os meses de outubro e novembro. A prática se dá com o fim de ressaltar e enaltecer principalmente o caráter preventivo das enfermidades em foco, que possuem maiores chances de cura caso diagnosticadas precocemente.

Na comarca de Brusque, servidores do gabinete e do cartório da Vara da Fazenda Pública e dos Registros Públicos, comandados pela juíza Iolanda Volkmann, vestiram-se de rosa para apoiar a campanha. Eles abraçaram a causa também em solidariedade a uma colega de trabalho, técnica judiciária auxiliar, diagnosticada com a doença no ano passado, que já retornou ao serviço após bem-sucedido tratamento. Servidores das comarcas de Santa Cecília e Armazém, assim como da Academia Judicial do Poder Judiciário, também se filiaram ao movimento em prol da prevenção do câncer de mama.

Imagens: Divulgação/Comarcas
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.