Voltar Juventude, educação e esperança são os temas da live que será exibida às 18h de hoje

Quando a mãe e o padrasto de Nelson foram embora de casa, ele tinha 12 anos, um irmão de 11, uma irmã de sete meses e apenas R$ 40 na carteira. Hoje, com 22 anos, Nelson tem uma nova família, é estudante de Engenharia Elétrica, líder estudantil e Embaixador da Educação em Santa Catarina. Ao contar sua história durante um evento no Tribunal Superior do Trabalho, em 2018, Nelson foi aplaudido de pé por uma plateia visivelmente emocionada. Na ocasião, ele falou que o irmão e a irmã também foram adotados e estão bem.

Nelson não titubeia quando alguém pergunta como ele conseguiu superar as dificuldades e driblar as estatísticas trágicas que normalmente acompanham essas histórias. "Foi a educação", ele diz. "Com os estudos, consegui dar um novo rumo para minha vida". Esse sentimento é tão forte que ele pretende ser professor para, "de algum jeito, retribuir o que tenho recebido", diz. Nesse trajeto de mudança, ele conheceu o Programa Novos Caminhos, iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). 

Em linhas gerais, o Novos Caminhos - que hoje envolve ainda outras tantas entidades - oferece escolarização, profissionalização e atividades complementares para adolescentes acima de 14 anos que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento.  Após concluírem a capacitação, esses jovens são encaminhados ao mundo do trabalho. Foi o que aconteceu com Nelson. "Sou grato a muitas pessoas, entre elas a juíza Ana Cristina Borba Alves, e grato também pelas portas abertas que surgiram a partir do Programa Novos Caminhos".

Para comemorar a data de hoje - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil -, a juíza do Trabalho Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert, titular da 4ª Vara do Trabalho de Florianópolis (TRT12), convidou Nelson para debater com ela, em uma live, questões como juventude, educação e esperança. A magistrada é mestre em Direito Comparado pela Universidade de Miami, foi vice-diretora da Escola Judicial do TRT12 no biênio 2018/19 e, atualmente, é conselheira pedagógica da EJUD12.

A live será exibida hoje (sexta-feira), às 18h, nos perfis @cursosjuslabor e @nelson.matheus22.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.