Voltar Leituras, conversas, dinâmicas e aprendizagem em curso de mediação no Vale do Itajaí

Leituras, conversas, dinâmicas e dias de muito aprendizado. Foi assim que transcorreu o Curso de Mediação Judicial ministrado no início deste mês para 30 participantes de cidades do Vale do Itajaí. Na equipe de instrutores, a magistrada Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau; o magistrado Mauro Ferrandin, titular da 2ª Vara Criminal da comarca de Itajaí; o servidor Anderson Luiz dos Santos, secretário do Juizado Especial da comarca de Indaial; e a assistente social aposentada do Poder Judiciário, mediadora e instrutora de mediação Simone Regina Medeiros se revezaram na apresentação do conteúdo teórico do curso, com extensa literatura sobre o tema.

Livros também foram disponibilizados no decorrer da semana - para leitura ou pesquisa durante os intervalos -, e durante todo o curso foram feitas diferentes dinâmicas relacionadas à mediação. No primeiro dia, o treinamento contou com a participação da instrutora Ana Carolina Treis, integrante da Secretaria da Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec), que fez uma explanação a respeito das diretrizes da Coordenadoria, a qual tem como objetivo fomentar políticas institucionais eficientes e efetivas voltadas aos Juizados Especiais e a meios alternativos de solução de conflitos, com base nas orientações e metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça. 

Entre os 30 participantes estavam servidores e advogados, além de pessoas com profissões não relacionadas ao direito mas interessadas em mediar conflitos. A maioria deles de Blumenau e região. O Curso de Mediação Judicial ocorreu de 30 de setembro a 4 de outubro no Blu Terrace Hotel, em Blumenau. Nos dois últimos dias da capacitação, os participantes fizeram exercícios práticos de mediação em mesas-redondas.  

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.